Aeroporto terá investimento de R$ 300 milhões nos próximos dois anos
Novo terminal de passageiros, ampliação da pista e do pátio, novos hangares e um shopping estão entre as melhorias
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Pátio de operações será ampliado e terá capacidade para receber até nove aviões ao mesmo tempo
(foto: João Batista)
Obras foram discutidas em primeira reunião entre direção da empresa, senador, prefeito e lideranças (Foto: Divulgação)
O aeroporto de Navegantes está iniciando uma nova fase de obras, com previsão de investimento de R$ 300 milhões em melhorias até 2024. O projeto prevê a construção de um novo terminal de passageiros, ampliação da pista e do pátio de aeronaves, novos hangares para aviões executivos, mais portões para embarques, além de novas lojas e ampliação do estacionamento.
Continua depois da publicidade
As obras de ampliação e modernização do aeroporto foram discutidas em reunião on-line na quarta-feira com o senador Esperidião Amin (PP), o prefeito de Navegantes, Liba Fronza (UB), e ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
As obras de ampliação e modernização do aeroporto foram discutidas em reunião on-line na quarta-feira com o senador Esperidião Amin (PP), o prefeito de Navegantes, Liba Fronza (UB), e representantes da concessionária CCR Aeroportos. De acordo com o senador, a audiência com a empresa, prefeitura e autoridades do município é uma primeira etapa.
Continua depois da publicidade
“A partir de agora nós sabemos que o melhor pode ser alcançado. Mas vai exigir muita paciência, negociação, definição e detalhamento. Para cada compromisso que uma parte assume tem que haver reciprocidade”, comentou. Amin ressaltou que o projeto precisa ser conduzido em parceria com o governo estadual, bancada federal e lideranças da região e de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
“Nós estamos ganhando a chance de ter um ponto quente, um ‘hot point’ como se chama em matéria de logística, que considerávamos perdido. Para conquistar, vamos ter que nos unir e trabalhar com inteligência e paciência”, destacou o senador.
A concessionária informou que os investimentos visam atender as obrigações contratuais e que as obras não irão alterar o funcionamento do aeroporto, que seguirá com as “operações cotidianas”. A empresa considera que o terminal está em uma localização privilegiada e, com as obras, vai se tornar uma referência de transporte aéreo de passageiros e de cargas.
“O investimento vai colocá-lo operando em sua plena capacidade, com mais conforto e segurança aos usuários”, comentou o CEO da CCR Aeroportos, Fábio Russo. Segundo ele, o terminal recuperou a movimentação anual de passageiros em setembro, voltando ao patamar de 2019, no pré-pandemia.
A concessionária não prevê, durante o prazo contratual, a construção de uma segunda pista no aeroporto de Navegantes. Contudo, a CCR diz que preservará a área destinada pra segunda pista caso a construção venha a ser necessária a longo prazo.
Vai ter shopping
O novo terminal de passageiros terá área de 12 mil m², com novas opções de alimentação e lojas. A estrutura ainda ganhará três pontes para embarque. “O terminal atual vai se transformar em um shopping mall com 12.500 m², com lojas, restaurantes e opções de lazer, gerando mais desenvolvimento e emprego para Navegantes”, destaca o diretor.
O pátio de operações será ampliado pra receber até nove aviões ao mesmo tempo, aumentando a capacidade em 50% em relação ao pátio atual. A ampliação permitirá o aumento de vagas para pernoites de aeronaves. “Capacidade esta essencial para aumentar os voos, em especial na alta temporada, quando chega a receber 68 voos por dia, e fica com o pátio de aviões lotado”, relatou Amin.
Continua depois da publicidade
Um novo espaço no aeroporto, chamado de Cidade de Hangares, vai ofertar nove áreas para construção de hangares pra aviação geral e aviação executiva. O projeto também prevê o aumento da pista, passando dos atuais 1700 para 1800 metros.
A pista ainda ganhará uma “área de escape”, como faixa de segurança. Além da ampliação, a pista está em processo pra receber uma nova classificação do pavimento, para receber aviões maiores e novos voos.
O acesso ao aeroporto deve ganhar uma via exclusiva, com aumento da calçada para embarque e desembarque. Também é previsto um bolsão de estacionamento pra vans e ônibus de turismo e aumento do número de vagas para carro das atuais 350 para 600, com reserva de área pra futura expansão.
Novo terminal de cargas vai atrair mais voos
Terminal buscará cargueiros internacionais
Continua depois da publicidade
A expansão das operações também está no foco da empresa, que inaugurou em outubro o novo terminal de cargas. O espaço de 100 mil m² de área total tem 5 mil m² de área construída na primeira fase. A edificação conta com espaço verticalizado para armazenamento de cargas importadas e câmaras frias.
Com o investimento, o aeroporto de Navegantes tem o maior volume de carga aérea internacional de Santa Catarina, se firmando como o principal centro logístico do estado. Conforme a concessionária, o terminal está pronto pra conquistar novas rotas de cargueiros internacionais pra região de Navegantes e Joinville.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.