LANÇAMENTO
Itajaí ganha concessionária de carros elétricos
Loja da DVA na Praia Brava é a segunda da marca BYD em Santa Catarina. Gigante chinesa é concorrente direta da Tesla
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O grupo catarinense DVA abriu a primeira concessionária da marca de automóveis elétricos BYD, em Itajaí, na avenida Osvaldo Reis, na Praia Brava. A DVA foi escolhida para representar de forma exclusiva em Santa Catarina os carros da gigante chinesa de veículos elétricos e híbridos. A unidade, já homologada pela fabricante, está atendendo e será oficialmente inaugurada em breve.
A marca, que ultrapassou a Tesla neste ano no número de veículos vendidos, está em plena expansão no Brasil, prevendo abrir 45 concessionárias nas principais cidades até o fim do ano, das quais 31 já estão confirmadas. Para 2023, a meta é alcançar cem municípios.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, Itajaí e São José são as primeiras cidades a ter uma loja exclusiva da BYD. Há previsão de lojas também em Florianópolis, Joinville, Blumenau e Chapecó. A loja de Itajaí conta com áreas de vendas, pós-venda e peças, além de espaços de convivência e serviços.
A unidade é um ponto de recarga e no local o cliente ainda poderá encontrar equipamentos pra geração de energia sustentável, como painéis fotovoltaicos, recarregadores e unidades de armazenamento de energia.
Continua depois da publicidade
A BYD (Build Your Dreams) foi fundada em 1995 e se tornou a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, carros, ônibus e caminhões elétricos.
No Brasil, a marca começou as operações com o modelo Tan EV, único carro 100% elétrico de 7 lugares no país. Na concessionária em Itajaí, os clientes podem conferir ainda o D1, também 100% elétrico, e o Song Plus, híbrido recém-lançado no país.
O Tan EV foi o primeiro dos seis carros que estarão no mercado brasileiro até o final do ano. O veículo tem performance de 0 a 100 km/h em 4.6 segundos, autonomia de 437 quilômetros, 517 cavalos de potência combinada e AWD com motor duplo. Ele pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em carregador rápido.
1º modelo híbrido
O mais novo lançamento da BYD no Brasil é o Song Plus, em pré-venda em Itajaí. O modelo é o primeiro híbrido plug-in (que carrega na tomada) da marca chinesa a ser oferecido no país, com preço sugerido de R$ 269.990. A tecnologia do veículo conta com motor elétrico como principal, enquanto o motor a combustão serve mais com um gerador pra carregar a bateria.
O modelo é apresentado como um SUV médio, maior que utilitários como o Jeep Compass e o Toyota RAV4. O carro tem performance de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, com autonomia combinada de 1200 quilômetros. No modo 100% elétrico, é possível rodar até 51 quilômetros. Este é o quarto carro de passeio lançado pela BYD no Brasil. Além do Tan EV, a marca conta com o Han EV e o D1, todos esses 100% elétricos.
100 mil elétricos
Continua depois da publicidade
O Brasil bateu em julho a marca histórica de 100 mil veículos elétricos em circulação desde o início do monitoramento, em 2012, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Só neste ano, até 26 de julho, as vendas somaram 23.033 veículos, 31% a mais que os 17.524 dos sete primeiros meses de 2021.
Os números incluem os veículos elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos a bateria (BEV), entre automóveis, comerciais leves, SUVs e utilitários. A alta da mobilidade elétrica no país reflete a tendência mundial. Em 2021, houve um crescimento de 109% das vendas globais de veículos em relação ao ano anterior.
São mais de 16 milhões de carros e veículos comerciais leves elétricos circulando no mundo, além de 600 mil ônibus elétricos. Para este ano, a ABVE estima que as vendas globais de elétricos plug-in cresçam ainda mais, podendo chegar a 12 milhões de veículos, quase o dobro de 2021.