Na tarde desta segunda-feira, o navio de carga California Higway atracou no cais público do Porto de Itajaí trazendo a bordo 688 veículos importados - 129 modelos da montadora alemã BMW e 559 da montadora General Motors (GM). O California Highway, que atua sob bandeira do Panamá, veio do porto de Santos (SP) e possui 199,9 metros de comprimento por 32,2 de largura.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Superintendência do Porto de Itajaí, o peso total dos veículos que foram transportados até o porto é de 1138 toneladas. Ao desatracar do cais público (berço 3), a embarcação ...
De acordo com a Superintendência do Porto de Itajaí, o peso total dos veículos que foram transportados até o porto é de 1138 toneladas. Ao desatracar do cais público (berço 3), a embarcação segue seu trajeto marítimo com destino ao porto de Dock Sud, na Argentina.
Continua depois da publicidade
O navio pertence à companhia de transporte oceânico K-LINE, do Japão. No porto de Itajaí, este tipo de operação tem previsão para ocorrer mensalmente. Durante o processo de descida dos carros até o pátio, a operação pode levar em média cinco horas.
“Neste mês de setembro, o porto de Itajaí concretizou sua sétima atracação com o navio Roll On Roll Off. Este tipo de operação logística é mais complexo, e nos diferencia de muitos portos brasileiros que não atuam com o sistema. Os veículos são cuidadosamente conduzidos por agentes da área portuária, para que não haja nenhuma irregularidade”, destaca Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.
Continua depois da publicidade
A última atracação realizada com esse sistema foi em 20 de agosto, com o navio Columbia Higway. Por se tratarem de nomes comuns, as embarcações também executam o mesmo sistema Roll On Roll Off, que consiste na retirada dos veículos por meio de uma rampa elevatória.
Nas sete operações com navios Roll On Roll Off em 2022, foram desembarcados, ao todo, 4213 veículos.