COMEMORAÇÃO
Shows nacionais e missa marcam a festa dos 60 anos
Turma do Pagode sobe ao palco nesta sexta; missa de ação de graças reúne fiéis
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Navegantes comemora a chegada aos 60 anos de emancipação política ao som da banda Turma do Pagode nesta sexta-feira, dia 26 de agosto. Os donos do hit “Namora, mas adora um proibido” prometem empolgar o público em um show gratuito à beira-mar, a partir das 23h, na arena montada no bairro São Pedro, o Pontal, ao lado do Colégio Sinergia.
Antes dos pagodeiros, sobem ao palco artistas regionais. A Banda do Jacarezinho se apresenta às 20h e a Banda Som do Bem vai animar o público a partir das 21h. Durante toda a semana, shows nacionais gratuitos marcaram o aniversário da cidade.
A programação segue com Nenhum de Nós no sábado e Fernando e Sorocaba no domingo. Todos os shows são gratuitos na Arena Pontal, no bairro São Pedro, onde há uma estrutura para o público comprar comidas rápidas, bebidas e artesanatos.
Continua depois da publicidade
Navegantes era o antigo bairro Santo Amaro
O historiador Edison d’Ávila lembra que Navegantes, no início, pertencente ao município de Itajaí, era conhecida como "o outro lado do rio" ou "o lado norte da cidade”. “Logo que se formou o primeiro aglomerado de casas e pessoas no outro lado do rio, ele foi denominado de Santo Amaro – o bairro, a localidade. Isso porque Santo Amaro era a principal devoção daquela população, que sempre foi composta de muitos pescadores e marinheiros de origem portuguesa. As famílias que ali se estabeleceram eram todas de origem portuguesa: os Gaia, os Sacavém, os Couto e outras tantas famílias”, lembra o historiador.
Com o crescimento de Itajaí e ações de urbanização, o bairro Santo Amaro também avançou e recebeu o nome de Navegantes. “Isso porque em 1896 se deu início a construção da primeira igreja de Navegantes, que era uma capela ainda, e teve como padroeira Nossa Senhora de Navegantes – exatamente por conta da tradição dos moradores da cidade”, explica.
Ocorre que esse bairro de Itajaí era um pouco afastado da cidade por causa da travessia do rio, que era feita de bateira e canoa, e com o passar dos anos, com um barco a motor. O distanciamento, aliado a uma onda de emancipação que houve a partir dos anos 1960 em toda Santa Catarina e também no Brasil, deu início a uma campanha de emancipação no município.
“Uma onda de buscar descentralizar o comando, a administração pública e, consequentemente, o desenvolvimento econômico e social. Navegantes iniciou com líderes comunitários e políticos o movimento de emancipação. No início houve uma certa reação em Itajaí contra este movimento, porque não se entendia por que se desmembrar, se emancipar. Lá se havia construído o aeroporto de Itajaí. Houve uma certa resistência, nada acirrada, mas no sentido de não caminhar nesta direção”, narra.
“Mas o movimento chegou até a câmara municipal de Itajaí e a maioria dos vereadores entendeu que era possível conceder a emancipação para Navegantes. Isso foi um ganho! Os sacrifícios feitos no início significaram uma possibilidade maior de crescimento e desenvolvimento como a gente vê hoje no município”, analisa o historiador.
Missa de Ação de Graças
Além dos shows regionais e nacionais, na sexta-feira de aniversário ocorre a tradicional Missa em Ação de Graças aos 60 anos do município, a partir das 9h30, no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes. O Bispo Dom Rafael Bienarski presidirá a celebração.
Em seguida, às 11h, o Santuário da Padroeira de Navegantes recebe a Sessão Solene alusiva ao aniversário da cidade, promovida pela Câmara Municipal de Navegantes, para prestar homenagem à toda a comunidade e à memória dos fundadores e governantes que fizeram parte da construção e desenvolvimento do município.
O evento será aberto à comunidade e transmitido ao vivo pelo site e redes sociais do poder legislativo. Navegantes, neste ano, celebra os 60 anos de emancipação político-administrativa como também os 60 anos de instalação oficial da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes.
Mais atrações
Em um mês tão especial para o município, Navegantes está cheia de atrações. No sábado, acontecerá a Feira de Adoção promovida pelo Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba), na praça Central da Praia, a partir das 9h e até às 15h.
Na feira vão estar para adoção animais que sofreram maus tratos nas ruas ou foram abandonados e, agora recuperados, estão esperando por um lar em que os donos possam oferecer o que nunca tiveram - cuidado, carinho e proteção.
Para adotar é necessário ter no mínimo 18 anos, apresentar documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, e ter a responsabilidade de estar adotando uma vida que passa a depender da sua proteção.
Praça Central da Praia
Sábado
8h - Campeonato de Basquete Navega 3x3
9h - Feira de adoção de animais do Daba
Programação Arena Shows
• Sexta-feira
20h – Banda do Jacarezinho
21h – Banda Som do Bem
23h – Turma do Pagode
• Sábado
9h - Entrega das escrituras do Programa Lar Legal
13h15 - Apresentação de Dança Inclusiva do Studio Bianca Alcantara
14h - Programação com apresentações de grupos artísticos e bandas locais
20h - Banda Ciclo 5
21h - Banda DaGuiné
22h - Cantor Simão
23h - Show nacional com Nenhum de Nós
• Domingo
8h - Wavedelas (workshop de surfe e skate e prática de yoga)
16h - Show infantil
18h - Apresentações de grupos artísticos e bandas locais
20h - Show sertanejo com Larissa França
21h - Show nacional com Fernando e Sorocaba
Continua depois da publicidade
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
