Denúncia
Terceirizados do presídio estão sem receber
Empresa responsável atrasa pagamentos de funcionários com frequência, atestam denunciantes
Juana Dobro [editores@diarinho.com.br]
A reportagem do DIARINHO recebeu denúncia sobre o atraso de pagamento aos funcionários da empresa Soluções, terceirizada do presídio do Canhanduba. A empresa já apresentou queixas anteriores na justiça catarinense e administra o complexo penitenciário de Itajaí há dois anos.
Segundo a denunciante, a empresa Soluções atrasa o pagamento dos funcionários. “Este é um problema desde que a empresa começou”, conta. “Os trabalhadores já cobraram, mas nada é feito para resolver o problema”, finaliza.
O DIARINHO entrou em contato com a filial da empresa em Itajaí, cuja matriz é em São Paulo, mas não teve retorno até a publicação desta matéria.
O atraso de pagamento pode gerar algumas consequências para a empresa. O salário atrasado deverá ser corrigido monetariamente e justiça pode incidir multa de 10% sobre o salário devido, na hipótese de atraso no pagamento de até 20 dias, e de 5% por dia no período subsequente.
Além dessa multa, a empresa também poderá receber outra multa aplicada pela fiscalização do trabalho. Nesse caso, porém, a multa não é revertida para o trabalhador, mas sim para os cofres públicos.