Matérias | Geral


ITAJAÍ

Festa do Peixe é sucesso de público e de receitas gostosas

Pratos, à base de pescados, foram elaborados por entidades e empresas, e distribuídos gratuitamente aos visitantes

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Receita de massa com pescado e hambúrger de peixe foram as mais originais (Foto: João Batista)







A Festa do Peixe de Itajaí foi retomada neste sábado com recorde de público, muita animação e um festival de sabor.  Mais de 32 mil pessoas passaram pelo evento, durante as mais de cinco horas de festa no pátio do Centreventos. A última edição tinha sido em agosto de 2019.

Mais de 30 entidades participantes distribuíram milhares de refeições gratuitas ao público. As receitas foram preparadas com 10 toneladas de pescados doadas por empresas do setor pesqueiro. O trabalho dos grupos, empresas, instituições e órgãos municipais começou na sexta-feira e se estendeu pela manhã de sábado, bem cedo, às 6h, quando os diversos tipos de pescados foram recebidos por cada barraquinha presente. 

O atendimento ao público começou às 11h, quando uma multidão já aguardava para entrar no local, que ficou aberto até às 16h30. Enquanto a praça de alimentação recebia os visitantes, no palco do evento teve pela manhã a animação do grupo Axé de Bar. Durante à tarde, a dupla Téo & Edu e o grupo Sem Abuso comandaram o som.



“É um dos eventos mais importantes da nossa cidade porque conecta nosso DNA, o da pesca, seja industrial, artesanal, e também de todas as riquezas que vem do nosso rio, do nosso mar, das pessoas, dos pescadores e das famílias”, destacou o secretário de Turismo, Evandro Neiva.

Ele comentou que a retomada da festa após a pandemia representa uma nova fase e, por isso, o município se propôs a fazer uma estrutura melhor para receber as famílias.

“Mas já vi que [a estrutura] ficou pequena de novo. Mas é bom que as pessoas de Itajaí, que são daqui e tem essa conexão com a cidade, saibam dessa identidade tão importante para nossa economia e para o nosso dia a dia”, avaliou.


Receita especial uniu massa e pescado

Macarrão, x-peixe, pirão e peixe frito no cardápio

Macarrão, x-peixe, pirão e peixe frito no cardápio

 

O estande 16, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Itajaí (Sindilojas), teve receita especial elaborada pelo chef Igor Chagas exclusivamente para a festa. O público pode saborear uma massa linguine ao molho de posta de peixe, prato que, destaca o chef, une duas paixões brasileiras, a massa e o peixe.

Ele comentou que a receita celebra a pluralidade do povo brasileiro, combinando técnicas e ingredientes em um prato com sabor autenticamente nacional e que reflete a base da cultura gastronômica do país. A proposta foi oferecer ao público uma sensação gastronômica com diferentes texturas, mas mantendo o pescado como estrela do prato.

Igor falou do desafio em preparar cerca de 1800 pratos da receita para um grande público, mesmo sem a infraestrutura de uma cozinha tradicional. “A organização não é difícil. Você tendo um fogão e pessoas boas pra trabalhar, tudo flui”, considerou. Antes de abrir os portões, já havia vários pratos prontos, mas que saíram rapidamente. Quem chegou depois, teve que esperar a segunda leva numa fila.

Cerca de 200 quilos de postas de peixe e 25 quilos de massa foram usados para fazer o preparo. Para dar conta do recado, uma equipe de 15 pessoas foi mobilizada na preparação das refeições e atendimento aos visitantes.


X-Peixe da Feapi

O grupo da Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi) ofereceu ao público uma opção diferenciada, com uma receita de hambúrguer de peixe. Foram distribuídos 1200 pratos, em duas versões: hambúrger de filé de tilápia e hambúrger de salmão.

“A gente não esperava que seria tanto sucesso”, conta Ivana Reis, diretora-executiva da Feapi, destacando a aprovação da receita. Ela disse que a ideia foi elaborada em conjunto, prevalecendo a proposta de trazer algo jovem, saboroso e fácil de comer. Nesse espírito, até a barraca e o figurino do grupo foi decorado como em uma lanchonete.

Secretaria de Obras teve “batalhão” pra servir cinco mil pratos

Seis opções de pratos sob  o comando do chef Benício

Seis opções de pratos sobo comando do chef Benício

 


A barraca da Secretaria de Obras virou quase um restaurante, com seis opções de pratos: caldeirada de frutos do mar, risoto de camarão, paella à marinheira, pirão açoriano, sardinha portuguesa e sardinha frita.

No total, seriam distribuídas cinco mil refeições – dois mil risotos, mil paellas, mil caldeiradas e pratos com sardinhas.

O chef Benício Setti comandou o “batalhão” de 30 pessoas que trabalharam na preparação e atendimento. A organização iniciou ainda na sexta-feira, com as equipes divididas no preparo de cada tipo de prato.

 

Público aprovou a comida

MPB, sertanejo, pagode e samba animaram o público

MPB, sertanejo, pagode e samba animaram o público

 

O público que se juntou no pátio da Festa do Peixe aprovou a qualidade dos pratos e a estrutura montada no local. As reclamações se limitaram as filas de espera.


A entrada das pessoas respeitava a capacidade máxima do local. Ainda no meio da tarde, moradores e turistas esperavam em filas para ter acesso e aproveitar o evento.

O jornalista Danilo Vieira, de 30 anos,  a esposa Daniela Tavares, 23, e a pequena Mariah, de um ano e seis meses, chegaram logo pela manhã, ainda antes de abrir os portões. “Lotou rapidinho”, perceberam. A família saboreou os pratos e depois foi curtir o espaço infantil, com diversos brinquedos.

“É um espaço importante, porque assim as famílias podem ficar mais tranquilas e aproveitar”, observa Danilo. O evento também atraiu visitantes de cidades vizinhas e outras regiões do estado.

O engenheiro mecânico Frederico Janning veio de Joinville com a esposa Maria Madalena. O casal não planejava curtir a festa em Itajaí. Eles saíram de Joinville com destino a Florianópolis, onde pretendiam ir à Festa da Tainha. No meio do caminho, Frederico soube da festividade em Itajaí e “desviou a rota” para curtir a cidade.

“É a primeira fez que participo. Não sabia que existia um evento deste tipo, com pratos gratuitos. Foi muito bom e a organização está de parabéns”, disse. A mudança de planos valeu a pena, avaliou a família. “Peguei vários pratos, com sardinha, pirão, tainha...”, completou Frederico.

 

Secretaria da Pesca discursa para os pescadores

Equipe DIARINHO também serviu à comunidade

Equipe DIARINHO também serviu à comunidade

 

Presente no evento, a secretária-adjunta Andréia Ribas, da Secretaria Nacional da Pesca, do ministério da Agricultura, fez discurso no palco, parabenizando os pescadores e destacando a importância da festa na cultura de Itajaí.

Ela divulgou duas medidas recentes da secretaria aos trabalhadores do setor, com a prorrogação do recadastramento nacional dos pescadores, que agora vai até o dia 23 de julho. O trabalho vai ajudar nas ações de legalização da atividade.

Outra medida anunciada é a continuidade do acordo de cooperação técnica do escritório de pesca da secretaria nacional, vinculado tanto ao estado quanto ao município. O convênio permite trabalho conjunto entre os órgãos das diferentes esferas de governo, para atender as demandas dos pescadores.

 

Senador Dário Berger defende volta do Ministério da Pesca

Secretário de Turismo, Evandro Neiva, recebeu o senador Dário Berger

Secretário de Turismo, Evandro Neiva, recebeu o senador Dário Berger

 

Acompanhado de lideranças do partido, o senador Dário Berger (PSB), pré-candidato a governador de Santa Catarina, prestigiou a festa, a convite dos sindicatos parceiros na organização do evento e do prefeito Volnei Morastoni (MDB). Ao DIARINHO, ele reconheceu a importância da pesca na economia da cidade e da região e defendeu a volta do Ministério da Pesca para atender as demandas do setor.

“Eu acho que deveria voltar, porque para Santa Catarina isso é fundamental, e vital para economia do Vale do Itajaí e dos municípios que tem na sua atividade principal o setor pesqueiro”, considerou. Segundo ele, a falta de uma pasta específica para o setor provoca problemas como a judicialização, a criminalização dos trabalhadores e falta de critérios para as licenças aos pescadores.

“Vem governo e passa governo e só piora”, opinou. Dário lembrou que quando o ministério ainda existia, o setor havia avançado, tanto em conceitos quanto nas práticas para estimular a atividade. “Mas daí foi desativado e nós ficamos órfãos. Certamente os pescadores e essa atividade essencial da economia catarinense precisam de mais atenção, de mais apoio, de mais critério e, sobretudo, mais justiça”, disse.

Na disputa às eleições, Dário trava duelo prévio com Décio Lima (PT) para encabeçar a candidatura da Frente Democrática, que reúne partidos de centro-esquerda, ao governo estadual. O senador defende a tese que o ex-presidente Lula precisa ter um palanque amplo em Santa Catarina e com chances de ir ao segundo turno.

“Eu defendo dentro da frente dois projetos: a chance de eleição e a preocupação com os reais problemas de Santa Catarina”, disse o senador, que pode ser o nome escolhido na próxima semana pela direção nacional do PT e do PSB para encabeçar a chapa ao governo do estado.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.145.8.141

Últimas notícias

Brasileirão

Rodada de clássicos abre neste sábado com Flu x Vasco

BR 101

Morro dos Cavalos está com todas as faixas liberadas para o trânsito

Tecnologia e Inovação

FG Empreendimentos lança plataforma para conectar projetos e mercado

NOVIDADE

Rede de sorveterias famosa abre loja bem no centro de Itajaí

BARRA VELHA

Paciente fica revoltado com posto fechado e quebra fachada

PORTO BELO

Vokkan anuncia parceira com incorporadora gaúcha para o Vivapark Porto Belo

OPORTUNIDADE

Vestibular da UFSC e IFSC abre mais de 1000 vagas

BALNEÁRIO

Feira da construção civil reunirá 150 expositores no Expocentro

ITAJAÍ

Mãe de aluna denuncia falta de vigilante em creche onde arma de segurança foi roubada

Cultura

Último sebo da região fecha as portas após 22 anos de história



Colunistas

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

Coluna Esplanada

Senhor dos cargos

Gente & Notícia

Dudinha em Londres

Ideal Mente

E quem cuida de quem cuida?

Direito na mão

Trabalho sem carteira assinada conta para aposentadoria?

Show de Bola

Empréstimos feitos

Via Streaming

Visões de uma guerra de interesses

Na Rede

Agroboy mais gato dos EUA, última casinha de BC e romance no ar: confira os destaques das redes do DIARINHO

Histórias que eu conto

Armação da infância I

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Mundo Corporativo

Dicas para líderes desorientados e equipes perdidas

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Jackie Rosa

Simplesmente Gisele

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO


Uma das maiores redes internacionais de lojas fast fashion, a C&A, abriu as portas da nova loja ...





Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

Blog do JC

PSB, PT, PCdoB e PV pexêros, juntos

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação