ITAJAÍ

Festa do Peixe é sucesso de público e de receitas gostosas

Pratos, à base de pescados, foram elaborados por entidades e empresas, e distribuídos gratuitamente aos visitantes

Receita de massa com pescado e hambúrger de peixe foram as mais originais  (Foto: João Batista)
Receita de massa com pescado e hambúrger de peixe foram as mais originais (Foto: João Batista)
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria






A Festa do Peixe de Itajaí foi retomada neste sábado com recorde de público, muita animação e um festival de sabor.  Mais de 32 mil pessoas passaram pelo evento, durante as mais de cinco horas de festa no pátio do Centreventos. A última edição tinha sido em agosto de 2019.

Mais de 30 entidades participantes distribuíram milhares de refeições gratuitas ao público. As receitas foram preparadas com 10 toneladas de pescados doadas por empresas do setor pesqueiro. O trabalho dos grupos, empresas, instituições e órgãos municipais começou na sexta-feira e se estendeu pela manhã de sábado, bem cedo, às 6h, quando os diversos tipos de pescados foram recebidos por cada barraquinha presente. 

Continua depois da publicidade

O atendimento ao público começou às 11h, quando uma multidão já aguardava para entrar no local, que ficou aberto até às 16h30. Enquanto a praça de alimentação recebia os visitantes, no palco do evento teve pela manhã a animação do grupo Axé de Bar. Durante à tarde, a dupla Téo & Edu e o grupo Sem Abuso comandaram o som.

“É um dos eventos mais importantes da nossa cidade porque conecta nosso DNA, o da pesca, seja industrial, artesanal, e também de todas as riquezas que vem do nosso rio, do nosso mar, das pessoas, dos pescadores e das famílias”, destacou o secretário de Turismo, Evandro Neiva.

Ele comentou que a retomada da festa após a pandemia representa uma nova fase e, por isso, o município se propôs a fazer uma estrutura melhor para receber as famílias.

“Mas já vi que [a estrutura] ficou pequena de novo. Mas é bom que as pessoas de Itajaí, que são daqui e tem essa conexão com a cidade, saibam dessa identidade tão importante para nossa economia e para o nosso dia a dia”, avaliou.

Receita especial uniu massa e pescado

Macarrão, x-peixe, pirão e peixe frito no cardápio

Macarrão, x-peixe, pirão e peixe frito no cardápio

 

O estande 16, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Itajaí (Sindilojas), teve receita especial elaborada pelo chef Igor Chagas exclusivamente para a festa. O público pode saborear uma massa linguine ao molho de posta de peixe, prato que, destaca o chef, une duas paixões brasileiras, a massa e o peixe.

Ele comentou que a receita celebra a pluralidade do povo brasileiro, combinando técnicas e ingredientes em um prato com sabor autenticamente nacional e que reflete a base da cultura gastronômica do país. A proposta foi oferecer ao público uma sensação gastronômica com diferentes texturas, mas mantendo o pescado como estrela do prato.

Igor falou do desafio em preparar cerca de 1800 pratos da receita para um grande público, mesmo sem a infraestrutura de uma cozinha tradicional. “A organização não é difícil. Você tendo um fogão e pessoas boas pra trabalhar, tudo flui”, considerou. Antes de abrir os portões, já havia vários pratos prontos, mas que saíram rapidamente. Quem chegou depois, teve que esperar a segunda leva numa fila.

Continua depois da publicidade

Cerca de 200 quilos de postas de peixe e 25 quilos de massa foram usados para fazer o preparo. Para dar conta do recado, uma equipe de 15 pessoas foi mobilizada na preparação das refeições e atendimento aos visitantes.

X-Peixe da Feapi

O grupo da Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi) ofereceu ao público uma opção diferenciada, com uma receita de hambúrguer de peixe. Foram distribuídos 1200 pratos, em duas versões: hambúrger de filé de tilápia e hambúrger de salmão.

Continua depois da publicidade

“A gente não esperava que seria tanto sucesso”, conta Ivana Reis, diretora-executiva da Feapi, destacando a aprovação da receita. Ela disse que a ideia foi elaborada em conjunto, prevalecendo a proposta de trazer algo jovem, saboroso e fácil de comer. Nesse espírito, até a barraca e o figurino do grupo foi decorado como em uma lanchonete.

Secretaria de Obras teve “batalhão” pra servir cinco mil pratos

Seis opções de pratos sob  o comando do chef Benício

Seis opções de pratos sobo comando do chef Benício

 

A barraca da Secretaria de Obras virou quase um restaurante, com seis opções de pratos: caldeirada de frutos do mar, risoto de camarão, paella à marinheira, pirão açoriano, sardinha portuguesa e sardinha frita.

Continua depois da publicidade

No total, seriam distribuídas cinco mil refeições – dois mil risotos, mil paellas, mil caldeiradas e pratos com sardinhas.

O chef Benício Setti comandou o “batalhão” de 30 pessoas que trabalharam na preparação e atendimento. A organização iniciou ainda na sexta-feira, com as equipes divididas no preparo de cada tipo de prato.

 

Público aprovou a comida

MPB, sertanejo, pagode e samba animaram o público

MPB, sertanejo, pagode e samba animaram o público

 

O público que se juntou no pátio da Festa do Peixe aprovou a qualidade dos pratos e a estrutura montada no local. As reclamações se limitaram as filas de espera.

A entrada das pessoas respeitava a capacidade máxima do local. Ainda no meio da tarde, moradores e turistas esperavam em filas para ter acesso e aproveitar o evento.

O jornalista Danilo Vieira, de 30 anos,  a esposa Daniela Tavares, 23, e a pequena Mariah, de um ano e seis meses, chegaram logo pela manhã, ainda antes de abrir os portões. “Lotou rapidinho”, perceberam. A família saboreou os pratos e depois foi curtir o espaço infantil, com diversos brinquedos.

“É um espaço importante, porque assim as famílias podem ficar mais tranquilas e aproveitar”, observa Danilo. O evento também atraiu visitantes de cidades vizinhas e outras regiões do estado.

O engenheiro mecânico Frederico Janning veio de Joinville com a esposa Maria Madalena. O casal não planejava curtir a festa em Itajaí. Eles saíram de Joinville com destino a Florianópolis, onde pretendiam ir à Festa da Tainha. No meio do caminho, Frederico soube da festividade em Itajaí e “desviou a rota” para curtir a cidade.

“É a primeira fez que participo. Não sabia que existia um evento deste tipo, com pratos gratuitos. Foi muito bom e a organização está de parabéns”, disse. A mudança de planos valeu a pena, avaliou a família. “Peguei vários pratos, com sardinha, pirão, tainha...”, completou Frederico.

 

Secretaria da Pesca discursa para os pescadores

Equipe DIARINHO também serviu à comunidade

Equipe DIARINHO também serviu à comunidade

 

Presente no evento, a secretária-adjunta Andréia Ribas, da Secretaria Nacional da Pesca, do ministério da Agricultura, fez discurso no palco, parabenizando os pescadores e destacando a importância da festa na cultura de Itajaí.

Ela divulgou duas medidas recentes da secretaria aos trabalhadores do setor, com a prorrogação do recadastramento nacional dos pescadores, que agora vai até o dia 23 de julho. O trabalho vai ajudar nas ações de legalização da atividade.

Outra medida anunciada é a continuidade do acordo de cooperação técnica do escritório de pesca da secretaria nacional, vinculado tanto ao estado quanto ao município. O convênio permite trabalho conjunto entre os órgãos das diferentes esferas de governo, para atender as demandas dos pescadores.

 

Senador Dário Berger defende volta do Ministério da Pesca

Secretário de Turismo, Evandro Neiva, recebeu o senador Dário Berger

Secretário de Turismo, Evandro Neiva, recebeu o senador Dário Berger

 

Acompanhado de lideranças do partido, o senador Dário Berger (PSB), pré-candidato a governador de Santa Catarina, prestigiou a festa, a convite dos sindicatos parceiros na organização do evento e do prefeito Volnei Morastoni (MDB). Ao DIARINHO, ele reconheceu a importância da pesca na economia da cidade e da região e defendeu a volta do Ministério da Pesca para atender as demandas do setor.

“Eu acho que deveria voltar, porque para Santa Catarina isso é fundamental, e vital para economia do Vale do Itajaí e dos municípios que tem na sua atividade principal o setor pesqueiro”, considerou. Segundo ele, a falta de uma pasta específica para o setor provoca problemas como a judicialização, a criminalização dos trabalhadores e falta de critérios para as licenças aos pescadores.

“Vem governo e passa governo e só piora”, opinou. Dário lembrou que quando o ministério ainda existia, o setor havia avançado, tanto em conceitos quanto nas práticas para estimular a atividade. “Mas daí foi desativado e nós ficamos órfãos. Certamente os pescadores e essa atividade essencial da economia catarinense precisam de mais atenção, de mais apoio, de mais critério e, sobretudo, mais justiça”, disse.

Na disputa às eleições, Dário trava duelo prévio com Décio Lima (PT) para encabeçar a candidatura da Frente Democrática, que reúne partidos de centro-esquerda, ao governo estadual. O senador defende a tese que o ex-presidente Lula precisa ter um palanque amplo em Santa Catarina e com chances de ir ao segundo turno.

“Eu defendo dentro da frente dois projetos: a chance de eleição e a preocupação com os reais problemas de Santa Catarina”, disse o senador, que pode ser o nome escolhido na próxima semana pela direção nacional do PT e do PSB para encabeçar a chapa ao governo do estado.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🧽🚫 COZINHA FECHADA | A Vigilância Sanitária interditou na sexta um restaurante em Itajaí depois de encontrar ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!

Espaço Saúde

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.