FUJÃO
Ex-diretor da PRF em SC é preso no Paraguai
Silvinei Vasques carregava passaporte paraguaio falso
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi preso na madrugada desta sexta-feira em um aeroporto no Paraguai. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 24 anos e seis meses de prisão por participação na tentativa de golpe que pretendia manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após a derrota nas eleições de 2022, Vasques tentava embarcar para El Salvador quando foi detido.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Silvinei integrava um grupo que coordenou o uso das forças policiais para sustentar a permanência ilegal de Bolsonaro na presidência. Ele teria ordenado que agentes da PRF realizassem blitze com o objetivo de dificultar o acesso de eleitores do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva às urnas no segundo turno da eleição, em 30 de outubro de 2022.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com a PGR, Vasques participou de uma reunião em 19 de outubro de 2022, na qual foi discutido o uso de operações da PRF para impedir o voto de eleitores em cidades do nordeste. A ele é atribuída a frase: “Havia chegado a hora de a PRF tomar lado na disputa.”
Durante o julgamento do chamado Núcleo 2 da ação penal da trama golpista, realizado pela Primeira Turma do STF em 9 de dezembro, a defesa de Vasques alegou que ele não atuou para impedir o deslocamento de eleitores de Lula.
Silvinei tinha sido preso preventivamente em agosto de 2023 e ficou detido por um ano, até ser liberado por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A liberdade provisória estava condicionada ao cumprimento de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e o cancelamento do passaporte.
Apesar das restrições, Vasques deixou o Brasil sem autorização judicial. Ele rompeu a tornozeleira na região da grande Florianópolis. Ao ser abordado pelas autoridades paraguaias, portava um passaporte paraguaio com informações pessoais falsas.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
