Festa na Praia
Gincana celebra pesca da tainha em Bombinhas
Apresentações culturais e muita gastronomia típica prometem agitar o evento
Juana Dobro []






Bombinhas será palco da maior festa de encerramento da pesca artesanal da tainha. A sexta edição do Saragaço, tradicional evento de confraternização entre os pescadores artesanais, acontece de 15 a 17 de julho, na praia de Bombinhas, com entrada gratuita. A festa reúne gincana entre os ranchos de pesca, apresentações culturais, gastronomia típica e noite de arraiá.
O Saragaço é um evento que integra e envolve pescadores, comunidade tradicional e visitantes, e busca fortalecer a pesca artesanal da tainha como patrimônio cultural de Bombinhas e de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Para esta edição, 14 ranchos de pesca de Bombinhas, Porto Belo, Itapema e Balneário Camboriú estão confirmados. Algumas tarefas já foram divulgadas e começaram a ser realizadas pelos pescadores. Além das provas tradicionais, como a da tarrafa, arremesso de boia e arrecadação de lacres para serem revertidos em cadeiras de rodas, a novidade é a prova ‘Mar à Tona’, uma corrida de canoas de um pau só que promete grandes emoções.
“Temos dois motivos que tornam a edição do projeto ainda mais especial: primeiro, porque estamos retornando o encontro presencial depois de dois anos de pandemia e, segundo, esta é a primeira edição da nossa maratona com canoas de apenas um pau. E, assim, evidenciando elementos da nossa cultura e envolvendo a comunidade tradicional. O Saragaço é um projeto importante para salvaguardar uma parte da nossa história’, explica Adauto Saturnino Januário, coordenador geral.
Continua depois da publicidade
Em cinco anos de realização, o Saragaço já reuniu mais de 40 canoas artesanais, 450 participantes, 62 provas, mais de mil pessoas envolvidas nas tarefas das gincanas e a participação de cinco associações culturais. Também são promovidas ações em escolas públicas municipais, com atividades recreativas sobre a pesca artesanal.
O evento é realizado pela Associação Saragaço e tem patrocínio da prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura, por meio do edital Mestre Cantalício Rocha do Fundo Municipal de Cultura e da Cooperativa Sicredi. Também conta com o investimento de mais 28 empresas, entre patrocinadores e apoiadores.