Matérias | Geral


ITAJAÍ

Herbário Barbosa Rodrigues celebra 80 anos; Univali assume o comando

Homologação do acordo pela justiça passará a administração da entidade à universidade em breve

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Cerimônia de aniversário destacou avanço da transição, com coleta de assinaturas para finalização da transferência (Foto: João Batista)


A transição do Herbário Barbosa Rodrigues, em Itajaí, para o comando da Univali, marcou a cerimônia de comemoração dos 80 anos da instituição.  O acordo de transferência para Univali vem sendo discutido há cerca de cinco anos e permitirá à universidade assumir a administração, guarda e conservação do acervo do herbário. A  mudança permitirá que a Univali retome as atividades científicas, já a sede do herbário deve passar por manutenções antes de ser reaberta para a visitação pública.


“Estamos nas últimas tratativas para resolver algumas pendências jurídicas e administrativas para então começarmos, efetivamente, administrar o herbário, que era um sonho que eu, enquanto pró-reitor, depois vice-reitor e agora como reitor, acalento há bastante tempo”, comentou o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.

A próxima etapa após a homologação do acordo é o projeto de revitalização para o espaço, que ainda será discutido com a comunidade e o município. “Para que possamos, então, voltar a abrir o herbário e atender os nossos estudantes do ensino médio, do ensino básico, os nossos universitários, professores, pesquisadores e a toda a comunidade que está há bastante tempo sem poder entrar aqui”, adianta o reitor.

Além da volta de atividades científicas, a proposta da universidade é que o herbário tenha espaços para visita e participação da população em geral. O reitor espera anunciar as novidades até o fim do ano.

Ele informou que a universidade tem possibilidades de captação de recursos, mas já conta com o valor da venda de um terreno que era do herbário, em Ilhota, que está depositado em juízo. “Assim que nós começarmos a administrar, a ideia conforme está em contrato, é usar os recursos para revitalizar essa área belíssima que nós temos aqui”, completa.

O herbário abriga cerca de 95% das espécies de plantas de Santa Catarina. O acervo é considerado o mais completo da flora catarinense, com mais de 70 mil espécies – 20 mil delas ainda não estudadas - e um dos maiores centros botânicos do Brasil, reconhecido internacionalmente.

Continua depois da publicidade



O acordo com a Univali prevê que o nome, que homenageia um dos principais botânicos do país, João Barbosa Rodrigues, seja mantido. Segundo o procurador da Univali, Rodrigo de Carvalho, o acordo com a associação vai encerrar uma disputa que havia entre particulares, abrindo caminho para que a universidade assuma a instituição.

Foram colhidas cerca de 15 assinaturas de associados, cujo documento está para ser juntado nos autos do processo. Houve concordância quanto à transferência do patrimônio e gestão para a universidade e agora o caso espera o aval da justiça.

Continua depois da publicidade



“Ao invés de termos um processo que se arrastaria por mais 10 anos, houve um bom senso de todas as partes litigantes no sentido de entender que a conservação do prédio, da área e do acervo, seria muito melhor gerida por uma entidade da região, no caso a Univali”, analisou.

 

"A gente tem a obrigação de fazer com que a cidade abrace esse causa e tome para si o herbário” - Normélio Weber Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí

 

Volta de pesquisas e integração com a cidade

Fundador e administradores do herbário foram homenageados

O herbário é administrado por uma entidade sem fins lucrativos. A proposta de transferência foi sugerida pelo administrador do herbário, Jurandir de Souza Bernardes, que faleceu no mês passado, aos 82 anos. Ele buscava viabilizar um projeto de reestruturação e manutenção da entidade.

Jurandir e a esposa, a professora Zilda Helena Deschamps Bernardes, que faleceu aos 87 anos em setembro de 2021, estiveram ligados à instituição por quase 50 anos. Antes do falecimento do casal, as incertezas sobre o futuro da entidade persistiram, em meio a divergências internas, processos do Ministério Público e até um polêmico projeto para a construção de um prédio na área.

Nessa situação, a Univali, que há mais de 20 anos é parceira da instituição, assumiu a causa para concretizar o acordo de transferência. O curador do herbário, o biólogo Ademir Reis, destacou que a mudança para a universidade foi a melhor opção, considerando as dificuldades que uma ONG tem para conduzir pesquisas no Brasil.

“Essa transferência foi uma luta de mais de cinco anos. Eu tenho muita confiança de que era a situação ideal para manter essa estrutura que tem aqui, manter ligada a Itajaí, ligada à Univali”, comentou. O superintendente da Fundação Cultural de Itajaí, Normélio Weber, seguiu a mesma avaliação, destacando a competência da Univali em gerir a entidade.

80 anos de história

Fundado 22 de junho de 1942, pelo padre e botânico Raulino Reitz, em São Leopoldo (RS), o herbário completou 80 anos de história, 76 deles em Itajaí, para onde a primeira coleção de plantas foi trazida em 1946. E, 68 anos na icônica sede da avenida Marcos Konder, inaugurada em 1954.

O prédio, em estilo californiano, foi tombado como patrimônio histórico em 2020, pela prefeitura. Desde as mortes de Reitz, em 1990, e do botânico Roberto Miguel Klein, em 1991, que tocavam as pesquisas no local, o prédio ficou sob cuidado do casal Jurandir e Zilda, então vice-presidente e secretária do herbário.

O trabalho do casal foi lembrado na cerimônia dos 80 anos. Durante o evento, foi lançada a placa comemorativa junto ao busto do padre Raulino Reitz, numa homenagem da Univali e da prefeitura ao fundador da entidade.

Os representantes das instituições fizeram o plantio da muda de uma espécie de arbusto rara em Santa Catarina, a Raulinoa echinata cowan. No evento, ainda foram distribuídas mudas de bromélias.

 

Próximos passos

• Manifestação do Ministério Público e homologação do acordo pela justiça

• Univali assume a gestão  e irá retomar atividades e restaurar o prédio

• Reabertura das pesquisas científicas e da visitação pública em datas a serem definidas

 

HERBÁRIO  barbosa rodrigues

É um centro botânico reconhecido internacionalmente e que abriga 95% das espécies de plantas de Santa Catarina. São mais de 70 mil espécies – 20 mil delas ainda não estudadas

 

 




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





18.232.59.38

Últimas notícias

Denúncia

Buraco em travessa do centro de Navegantes completa um mês

Música

MC de Balneário Camboriú abre caminho na cena do funk e trap

Mistério

Dono de construtora de BC é executado em bairro de luxo de São Paulo  

55 milhões

Prêmio da Mega acumula mais uma vez

Caso de polícia

“O motorista estava totalmente enlouquecido, passava por dentro de postos, cortava a frente,” conta presidente da ACIN sobre carro que provocou acidente com prefeito

Acidente

SpaceFox capota e cai em riacho no Matadouro

Itajaí

Mulher desaparecida da praia Brava é localizada no bairro

Procura-se a Simone

Moradora da praia Brava desaparecida há quase 24 horas foi encontrada

Balneário Camboriú

Demolição de prédio da rua 3800 segue para reta final; trânsito é liberado

Assembleia Legislativa 

Estudantes “aprovam” o fim do narguilé e do cigarro eletrônico 



Colunistas

Na Rede

Na Rede

Via Streaming

“Amor Sublime Amor”

JotaCê

Promessas da Auto Pista

Jackie Rosa

Lá vem a Alice

Canal 1

Band tem entendimentos avançados para transmitir desfiles de São Paulo

Coluna Esplanada

PRF contra Bolsonaro

Gente & Notícia

Novo empreedimento

Clique diário

Espetáculo no céu

Coluna Tema Livre

Não é fácil ser mulher

Coluna do Janio

Jorginho é o novo técnico do Marinheiro

Coluna Exitus na Política

Um e noventa e nove

Coluna do Ton

Níver da Ana Laura

Instituto Ion | Informando e Inovando

Contratos culturais feitos por prefeituras

Coluna Fato&Comentário

Dimas Rosa: artista de Itajai desconhecido aqui

Vinicius Lummertz

O Turismo pode ser o nosso novo Agro   

Espaço InovAmfri

Olhar adiante



TV DIARINHO


Roberto Paião é diretor executivo do estaleiro Okean & Ferretti, referência no mercado náutico nacional ...



Podcast

Notícias da semana e o impacto na economia

Publicado 02/07/2022 17:42



Especiais

Cordeiros

Professora Rita de Cássia ensinou matemática a diferentes gerações de itajaienses

SUPERAÇÃO

Deficiência nunca impediu Jailton de fazer o que quis; até elevador em casa ele construiu

Centro de Itajaí

Bravacinas se transforma em referência em vacinação humanizada

Itajaí

Itajaí mantém protagonismo na pesca industrial

A riqueza vem pelo mar

Polo náutico reúne players mundiais do mercado de luxo



Blogs

A bordo do esporte

Catarinense segue entre os líderes do Mundial de Optimist

Blog da Ale Francoise

Chá de sabugueiro!

Blog do JC

Salve o Ribeiro!

Blog do Ton

Consultório médico, em Balneário Camboriú tem pegada chic, mas sem excessos

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Doutor Multas

A Desentupidora mais próxima de você! Desentupidora de emergência 24h SP

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Entrevistão

Willian Cardoso, o Panda

"Saquarema provavelmente vai ser meu último mundial, aí eu vou estar focado no brasileiro”

Renata Teixeira Pinto Viana

"Não se indica cigarro eletrônico para alguém que queira parar de fumar"

Governador de Santa Catarina

"É importante destacar que as obras só avançam por conta dessa decisão de colocar recursos dos catarinenses nas rodovias federais”

José Evaldo Koch

“O hortifruti é nosso berço”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação