Casório
Bispo de Blumenau fez o casamento de Lula
Religioso é amigo do ex-presidente e foi um dos denunciantes do assassinato de Vladimir Herzog em 1975
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]




O bispo emérito de Blumenau dom Angélico Sândalo Bernardino foi o responsável pela cerimônia religiosa de casamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da socióloga Rosângela Silva, a Janja. A união do casal aconteceu nessa quarta-feira, em São Paulo.
Embora tenha ligação com Blumenau, o bispo é aposentado e mora na zona norte da capital paulista. O sacerdote conhece Lula desde 1970, quando atuou no combate à ditadura militar e também se envolveu com movimentos sociais. Bernardino esteve próximo do ex-presidente não apenas pela causa operária, mas pela amizade que surgiu entre eles.
Continua depois da publicidade
Dom Angélico ficou junto de Lula quando da morte de Marisa Letícia, ex-primeira-dama e segunda esposa do ex-presidente, em 2017, e também no momento da prisão dele, decretada pelo ex-juiz Sérgio Moro, no ano seguinte. Também batizou netos e casou os filhos de Lula e fez a unção dos enfermos para dona Marisa Letícia.
Dom Angélico nasceu em 1933, em Saltinho, interior de São Paulo, e era o quinto de nove filhos. Resolveu dedicar-se aos pobres e à igreja iniciando como coroinha aos oito anos de idade.
Continua depois da publicidade
Denunciou violações dos direitos humanos na ditadura, como o assassinato do jornalista Vladimir Herzog (em 1975), além de marcar presença no comício das Diretas Já, no início dos anos 80. Antes da prisão de Lula, Angélico celebrou uma missa em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.