Transporte coletivo

Eletricista acusa motorista de racismo

Caso teria ocorrido na Transpiedade, de Itajaí, na linha entre os terminais da Ressacada e Fazenda; empresa está investigando

Seu José Carlos quer ser tratado com mais respeito

(Foto: Franciele Marcon)
Seu José Carlos quer ser tratado com mais respeito (Foto: Franciele Marcon)

O eletricista José Carlos da Silva, de 64 anos, que é negro, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil denunciando um motorista da Transpiedade por suposto ato de racismo. Ele alega que o homem disse “vai tomar banho, senão tu não entra no ônibus”. E, ainda, ameaçou impedir sua entrada no transporte coletivo de Itajaí: “Na minha linha, você não entra mais”.

O caso ocorreu às 20h50 de terça-feira da semana passada, quando José Carlos retornava da igreja CEI. Ele pegou o ônibus para voltar para casa no bairro Fazenda. O mesmo motorista já estaria ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O caso ocorreu às 20h50 de terça-feira da semana passada, quando José Carlos retornava da igreja CEI. Ele pegou o ônibus para voltar para casa no bairro Fazenda. O mesmo motorista já estaria sendo grosseiro há cerca de um mês.

Continua depois da publicidade

O eletricista, ainda, conta que pega ônibus sempre e nunca passou por nada parecido em outras linhas. “A empresa precisa colocar um motorista educado para trabalhar com o público”, sugere a vítima.

A advogada Márcia Guimarães, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB de Itajaí, reforçou que, além de registrar o BO na Polícia Civil, a vítima precisa fazer uma reclamação na ouvidoria da Transpiedade.

“Lembrando que não basta o boletim de ocorrência. Na hora, ele precisa representar pra que a denúncia chegue ao Ministério Público. Com a representação, o delegado vai chamar o ofensor e ouvi-lo. Depois envia o termo circunstanciado para o promotor e segue em frente o processo”, frisou.

Transpiedade tá investigando

A direção da Transpiedade informou ao DIARINHO que irá investigar, internamente, o caso denunciado pelo eletrecista.

A empresa, também, irá chamar o motorista para ouvir a versão dele sobre a denúncia. “Iremos verificar, internamente, o que ocorreu”, informou o diretor da empresa, Rodrigo Corleto Hoelzl.

Rodrigo, também, reforçou que a empresa é contra qualquer tipo de racismo ou de condutas que faltem com a verdade. “Somos contra racismo, contra fake news, contra atitudes tendenciosas. Em síntese, contra quaisquer condutas que não sejam justas e responsáveis”, alegou.

“O racismo é uma chaga que, ainda, está aberta”

Continua depois da publicidade

O professor Bento Rosa Silva, militante dos direitos da comunidade negra, diz que é preciso continuar denunciando atos racistas em todas as instâncias da sociedade. “Vivemos um momento em que os racistas não escondem mais o racismo. Porque, desde a última campanha presidencial, ficou escancarada a posição do atual presidente em relação às minorias. Basta revistarmos a forma como ele se referia aos negros, aos gays, às mulheres, aos índios... Na presidência, não faz diferente. Então, os racistas ficaram desavergonhados. Pior: a lei anti-racismo é muito lenta, as pessoas, às vezes, desanimam de denunciar. Apesar dos pesares, temos uma lei. Ruim com ela, pior sem ela. Temos que continuar denunciando”, explica.

O professor lembra que o 13 de maio de 1888 não aboliu o racismo. “O caminho é a união, a organização, a resistência e a resiliência. Este senhor fez muito bem em fazer o Boletim de Ocorrência e denunciar na imprensa, que é nossa grande aliada. Assim, também fica provado que o racismo está presente nas diversas instâncias da nossa sociedade, não é fato isolado. Já faz tempo que caiu a máscara da cordialidade brasileira. O racismo é uma chaga que, ainda, está aberta”, pondera.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🛴🚨 CONFUSÃO NO TRÂNSITO | Bicicleta elétrica ou ciclomotor? Patinete ou autopropelido? Pra acabar com ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

Barco Brasil inicia a Globe 40

A bordo do esporte

Barco Brasil inicia a Globe 40

Importante

Blog do JC

Importante

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!

Espaço Saúde

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.