Vinte veículos foram autuados por transporte de carga irregular nesta quinta-feira, durante operação de fiscalização ocorrida na BR-101 em Itapema, desencadeada pela Fiscalização Fazendária Estadual em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e com participação de vários outros segmentos.
Continua depois da publicidade
A operação ocorreu na balança de pesagem instalada em Itapema, e teve como objetivo vistoriar o transporte de produtos perigosos como inflamáveis, gases, combustíveis, produtos corrosivos, além de ...
A operação ocorreu na balança de pesagem instalada em Itapema, e teve como objetivo vistoriar o transporte de produtos perigosos como inflamáveis, gases, combustíveis, produtos corrosivos, além de outras regras de segurança estabelecidas pela ANTT.
Continua depois da publicidade
A agência não divulgou quais irregularidades foram encontradas, mas os motoristas responderão pelo transporte irregular. Durante toda a ação foi abordado o total de 106 veículos. “Além das autuações, essas ações de fiscalização em parceria com outros órgãos são importantes para orientar os motoristas quanto às exigências da lei”, explicou o diretor da Defesa Civil de Itapema, Cabo Motta.
Além das Defesas Civis de Itapema e Porto Belo, também integraram a operação a Vigilância Sanitária de Itapema, Guarda Municipal de Balneário Camboriú, Vigilância Sanitária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Integrantes da concessionária Autopista Litoral Sul também estiveram presentes.
Continua depois da publicidade
O excesso de peso nas cargas tem relação direta com a questão da segurança viária, redução de acidentes e preservação do pavimento asfáltico. A balança de pesagem fica no quilômetro 151 da BR-101.