Praia Brava
Novo acesso, através de Cabeçudas, será urbanizado
Previsão é instalação de ciclovias, faixa de pedestres e parquinho no canto da praia
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]





Além de novos acessos pela avenida Osvaldo Reis, a Praia Brava vai ganhar uma ligação revitalizada pelo canto Norte, a partir de Cabeçudas. O projeto prevê alargamento e reurbanização da rua José Menescau do Monte, entre a rua Hermínio Gervásio, em Cabeçudas, até a avenida José Medeiros Vieira, a beira-mar, no Canto do Morcego.
Ao longo de um quilômetro, serão implantadas uma faixa para pedestres, uma ciclovia que vai se conectar com a rede cicloviária da orla, canteiro e faixa com duas pistas para veículos. No encontro da rua com a beira-mar, o projeto prevê uma praça, com parquinho infantil, bicicletário, bancos, canteiros e equipamentos de ginástica.
De acordo com a Secretaria de Urbanismo, o projeto está em licenciamento ambiental pelo Inis, ainda sem prazo de licitação. O orçamento passa por revisão e pode contar com recursos do Fonplata e de outras fontes. A proposta da prefeitura é de que a ligação pelo morro fique num conceito parecido com a estrada da Rainha, entre Balneário e a Brava.
O caminho por Cabeçudas não será a principal entrada para a Brava Norte. A prefeitura projeta uma via-parque a partir da rodovia Osvaldo Reis, no trecho do Morro Cortado. O traçado desce a encosta e passa pelo pé da morraria até à beira-mar, onde se conectará com o futuro parque linear da Lagoa do Cassino.
Após a conclusão do projeto, a obra da via-parque ainda dependerá de licenciamento ambiental e desapropriações, por incluir uma zona de proteção ambiental e passar em terreno particular e um trecho em área da Sociedade Guarani.