Francisco nasceu no interior de Gaspar – terceiro entre 12 irmãos - e começou desde muito jovem a trabalhar no campo para ajudar os pais. Nesta mesma roça, perdeu a visão de um dos olhos em um acidente aos sete anos.
Continua depois da publicidade
Aos 14, atendendo ao convite de um tio, passou a exercer o ofício de barbeiro, sendo o primeiro da família a abandonar o trabalho na agricultura. O jovem, com sua simpatia, logo conquistou muitos clientes e levou um a um de seus irmãos para seus negócios. “Sempre fui muito observador. Em poucos anos já tinha minha clientela, aluguei uma salinha pequena e comecei o meu próprio negocinho, abri minha barbearia”, relembra.
Para conquistar clientes, o jovem empresário inovava e já investia em marketing. “Eu botava uma placa na calçada: ‘Corte o cabelo e ganhe a barba de graça’’’, conta. A barbearia ficava ao lado de uma lanchonete, que fechava cedo. “O proprietário, que tinha alugado o espaço para a barbearia, viu que tinha potencial para crescer, e propôs que eu assumisse também a lanchonete. Me fez uma proposta para pagar em 36 vezes. Acabei comprando. Aí eu olhei para os 11 irmãos que estavam lá no sítio em Gaspar, e fui trazendo. Primeiro uma irmã, depois mais um irmão, e assim íamos realizando sonhos”, narra.
Continua depois da publicidade
Desde então seu Chico, como é carinhosamente conhecido, não parou de crescer. Logo após a Barbearia e a Lanchonete do Chico, surgiu a alfaiataria. “Foram aparecendo outras lanchonetes para que a gente administrasse também. Em uma determinada época, eram 15 lanchonetes”, recorda.
A construção civil sempre foi uma paixão e ele esperou o momento certo para investir. Em 1983, Chico empreendeu com pequenos prédios em Blumenau.
Chico já conhecia Balneário Camboriú de passar os domingos veraneando na orla. Até que nos anos 80 surgiu a oportunidade de compra um terreno. Em meados dos anos 90 foi projetado o primeiro prédio, com 14 andares, já na avenida Atlântica.
Fundação da FG
Até 2001, Graciola e seu filho Jean se dividiam na administração de vários empreendimentos. Nesta época, eles fundaram a FG Empreendimentos com foco em BC. “Fomos para Dubai, Cidade do Panamá, Singapura, Nova York e outros países e cidades que têm as melhores tecnologias e os prédios mais altos. E foi aí que houve uma transformação em Balneário, na virada dos anos 1990 para 2000. Trouxemos para Balneário a ideia de que cada condomínio deveria ter o seu espaço de lazer, de resort estilo home club. Piscina aquecida, academia, área de crianças, áreas para encontros de família. Foi uma novidade para a região”, lembra Jean Graciola, orgulhoso e com inspiração em seu pai.

Continua depois da publicidade
Chico e o filho Jean Graciola comandam a FG Empreendimentos
Novas tecnologias
A partir de 2007, a empresa acelerou a busca por novas tecnologias para trazer à cidade prédios cada vez maiores. “A gente foi atrás para construir o residencial Infinity Coast, que tem 66 pavimentos habitáveis e equivale a um prédio de 76 pavimentos. São 234 metros de altura. Foi o primeiro edifício no país a passar da barreira dos 200 metros de altura”, relembra Chico.
Chico está à frente de uma holding com 60 empresas e com mais de cinco mil colaboradores. Atualmente a FG trabalha no maior prédio residencial da América Latina, que terá 509 metros, 140 pavimentos e ficará na Barra Sul.
Além da construção civil, entre seus empreendimentos estão o Fazzenda Park Hotel, em sua cidade natal, o Vila Germânica, em Piratuba, e o Hotel Marambaia em BC. Mas, uma característica se mantém forte em seus 70 anos de vida: a simplicidade.
Continua depois da publicidade
Uma festa surpresa foi organizada na sede da empresa, no centro de Balneário, para celebrar os 70 anos de vida de Chico e o sucesso da FG Empreendimentos.