24 horas
BC abre estrutura de segurança e saúde na Praia Central
No dia da virada, unidade aumentará atendimentos ligados à saúde na praia Central
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



A praia Central de Balneário Camboriú terá uma estrutura exclusiva para serviços de saúde e segurança durante a temporada de verão. O Centro de Controle Operacional começa a funcionar nesta quinta-feira, às 9h, e ficará aberto 24h até a primeira semana de março de 2022. No dia da virada, a estrutura terá atendimento reforçado na área da saúde.
O CCO tem cerca 500 metros quadrados, com tendas, espaços internos, ar-condicionado e internet. Há três áreas: de segurança, saúde e atendimento a moradores e turistas.
Continua depois da publicidade
A estrutura tem sala de inteligência para os órgãos de segurança, ambulatório e áreas externas destinadas à ambulância e viaturas de segurança. “As secretarias municipais e entidades como Polícia Militar e Conselho Tutelar atuarão de forma integrada no centro. Haverá atendimentos de saúde, apoio psicológico, distribuição de pulseirinhas para identificação de idosos, além de outros serviços”, explica o prefeito Fabrício Oliveira.
A Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes de trânsito atenderão 24 horas do dia, oferecendo orientações sobre segurança pública. Na área de saúde, serão oferecidos serviços de enfermagem.
Continua depois da publicidade
No Réveillon, o serviço será ampliado, com oferecimento de atendimentos de baixa e média complexidade, das 19h do dia 31 de dezembro até as 7h de 1º de janeiro. Nessas 12 horas, haverá cinco leitos ambulatoriais para pequenos procedimentos e um leito de UTI; seis poltronas para reidratação e observação; equipe médica pra pediatra, dois clínicos gerais e um dentista; equipe de enfermagem e dois agentes de higienização, dois assistentes administrativos e um guarda patrimonial.
Também haverá atendimento psicológico 24h às pessoas que estejam passando por algum problema sentimental, psicológico ou depressão, por meio do Programa Abraço à Vida. Uma equipe de psicólogos da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social fará atendimentos 24h ao dia. Além disso, a secretaria também estará atendendo mulheres vítimas de violência por meio do programa Abraço à Mulher.
Pensando no bem-estar dos idosos, a prefeitura fornecerá uma pulseira de identificação às pessoas com 60 anos ou mais para facilitar na identificação, caso os idosos se percam ou tenham dificuldade de encontrar a sua hospedagem/grupo de viagem. O atendimento será das 7h às 19h.
Também haverá espaço para informações turísticas das 8h às 20h. Já o Projeto Praia Limpa será desenvolvido em 11 pontos da Praia Central a partir de 3 de janeiro de 2022, com ações de sensibilização ambiental.
Desde 18 de dezembro, três pontos já estão funcionando, com distribuição de pulseiras para identificação de crianças e sacolinhas de lixo, sempre das 10h às 15h.