Se liga
Novos critérios pra aposentadoria do INSS
Virada para 2022 atualiza exigências previstas na reforma da Previdência
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá novos critérios a partir de 1º de janeiro de 2022. As alterações serão aplicadas para quem já estava no mercado de trabalho.
Um dos principais impactos é a idade mínima para as mulheres que trabalham com carteira assinada. A exigência, a partir de janeiro, é de 61 anos e seis meses. No caso dos homens, a idade mínima não mudou.
Na regra de transição por pontos, a aposentadoria por tempo de contribuição só será concedida às mulheres que atingirem 89 pontos na soma da idade com o tempo de contribuição e a homens que somarem 99 pontos. Além de ter, no mínimo, 30 anos de pagamentos ao INSS, para as mulheres, e 35 anos, no caso dos homens.
Já a regra de transição da idade mínima passará de 57 anos para 57 anos e seis meses para mulheres e de 62 anos para 62 anos e seis meses para homens.
As regras que exigem pedágio de 50% ou 100% do tempo que faltava para ter o benefício na data de publicação da reforma não terão alterações.
As medidas também não afetarão os profissionais que entraram no mercado de trabalho a partir de novembro de 2019. Nesses casos, eles só se aposentam com idade mínima de 65 anos, para os homens, e 62 anos, para as mulheres, com tempo mínimo de contribuição de 15 anos.
Quem não conseguir reunir os documentos para pedir a aposentadoria até o dia 31 de dezembro pode fazer a solicitação ao INSS em 2022, e conseguir o benefício com data retroativa à do pedido.