Pandemia
SC é contra prescrição médica para vacinar crianças
De acordo com o secretário, "imunização contra a covid é urgente"
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Santa Catarina se posicionou contrária à prescrição médica para vacinar crianças contra a covid. Em nota, o secretário de saúde, André Motta, disse que acompanha o posicionamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Isso tudo porque o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o ministério recomenda que as crianças de 5 a 11 anos sejam vacinadas desde que haja prescrição médica e assinatura de termo de consentimento pelos pais.
A vacinação desta faixa etária foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro. Porém, desde o sinal verde da Anvisa, o ministro Queiroga afirmou diversas vezes que a autorização da agência não é suficiente para iniciar a vacinação.
Continua depois da publicidade
Diante disso, o Estado afirmou que está pronto para seguir com o processo de vacinação contra a Covid-19 nas crianças sem a obrigatoriedade do documento. A decisão, porém, passará pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). “Entendemos que é urgente a imunização das crianças contra a covid-19”, informou o secretário.