A terça-feira, primeiro dia do verão, foi marcada por um baita calorzão que deve se repetir durante toda a estação. Marcado pela elevação da temperatura, o verão tem dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas no clima, com temporal, queda de granizo, vento com intensidade e descargas elétricas nos finais dos dias.
Continua depois da publicidade
Este ano o verão deve ter temperatura acima da média em SC, segundo a Epagri/Ciram. A previsão pros próximos meses indica que dezembro, janeiro e fevereiro vão ser de temperaturas entre ...
Este ano o verão deve ter temperatura acima da média em SC, segundo a Epagri/Ciram. A previsão pros próximos meses indica que dezembro, janeiro e fevereiro vão ser de temperaturas entre 27° e 29°.
Continua depois da publicidade
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) alertam que as chuvas no verão também serão acima da média na maior parte do país. Elas ocorrem por interferência do fenômeno La Niña.
A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, diz que o fenômeno começou a ser sentido já no início de novembro, com influência no clima.
Continua depois da publicidade
Sergey Araújo, climatologista da Univali, tem uma análise um pouco diferente do Inmet e da Epagri. Ele acredita que tanto a chuva como o calor ficarão na média dos anos anteriores. “As temperaturas deverão ficar dentro da média ou levemente acima da média para alguns modelos. Pelos dados históricos, as temperaturas mais altas são entre novembro e abril com médias das mínimas acima dos 19°C e das máximas acima dos 28°C”, informou.
A estação mais quente do ano termina no dia 20 de março de 2022, às 12h33, dando lugar ao outono, que chega trazendo dias fresquinhos pra região.