Na UPA
Paciente espera cinco horas por atendimento
Unidade estava lotada
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A moradora de Itajaí, Thamara Carolina Paulino, de 26 anos, denunciou a demora no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Cordeiros. Ela diz que foi às 14h desta segunda-feira ao local com uma infecção de pele, mas só conseguiu ser atendida às 19h30.
Segundo ela, o caso não era grave, mas outros pacientes em estado mais crítico também tiveram que aguardar mais de cinco horas por atendimento.
Continua depois da publicidade
“Falaram que só tinha um médico atendendo e o outro estava tomando café. Sendo que eu tinha chegado às 14h e tinha pessoas desde meio-dia que não tinham sido atendidas ainda,” completa.
A secretaria de Saúde de Itajaí informou que a UPA de Cordeiros estava com apenas dois médicos de plantão para atender quase 200 pacientes, especialmente de emergência, que requerem maior tempo de dedicação da equipe, e isso ocasionou atraso em alguns atendimentos pouco urgentes.
Continua depois da publicidade
De acordo com a secretaria, os atendimentos são feitos por classificação de risco e não por ordem de chegada, ou seja, casos graves são atendidos prioritariamente.