Na UPA
Paciente espera cinco horas por atendimento
Unidade estava lotada
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A moradora de Itajaí, Thamara Carolina Paulino, de 26 anos, denunciou a demora no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Cordeiros. Ela diz que foi às 14h desta segunda-feira ao local com uma infecção de pele, mas só conseguiu ser atendida às 19h30.
Segundo ela, o caso não era grave, mas outros pacientes em estado mais crítico também tiveram que aguardar mais de cinco horas por atendimento.
“Falaram que só tinha um médico atendendo e o outro estava tomando café. Sendo que eu tinha chegado às 14h e tinha pessoas desde meio-dia que não tinham sido atendidas ainda,” completa.
A secretaria de Saúde de Itajaí informou que a UPA de Cordeiros estava com apenas dois médicos de plantão para atender quase 200 pacientes, especialmente de emergência, que requerem maior tempo de dedicação da equipe, e isso ocasionou atraso em alguns atendimentos pouco urgentes.
De acordo com a secretaria, os atendimentos são feitos por classificação de risco e não por ordem de chegada, ou seja, casos graves são atendidos prioritariamente.