Já tá decidido: desde o dia 15, não rola mais estacionamento na orla de Balneário Piçarras. As mudanças de trânsito foram definidas pela prefeitura, que tá eliminando as vagas de parada da avenida José Temístocles de Macedo, a beira-mar, e uma nova ciclofaixa já tá em fase de pintura. A ação prevê a busca de soluções para a viabilização de vias exclusivas aos ciclistas, trazendo melhorias ao trânsito.
A proibição vai rolar em toda a extensão pavimentada da avenida, com previsão de início na próxima semana. Idosos, guarda-vidas, policiais e portadores de deficiência poderão estacionar em bolsões ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A proibição vai rolar em toda a extensão pavimentada da avenida, com previsão de início na próxima semana. Idosos, guarda-vidas, policiais e portadores de deficiência poderão estacionar em bolsões instalados em vários pontos da avenida. A expectativa também atende pedidos da polícia Militar local, que encaminhou ofício à prefeitura reivindicando a extinção das vagas na beira-mar, como forma de eliminar a baderna do som alto e das bebedeiras, causadoras de acidentes e perturbação da ordem pública.
A eliminação das vagas também atende aos planos locais diretor e de mobilidade urbana, e à lei municipal que em 2020 instituiu a “Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo”. Segundo a PM, estudos revelam que uma ocorrência de som alto leva em média 50 minutos para ser atendida. Ou seja, a polícia aponta que a cada ocorrência de perturbação atendida, dois policiais que poderiam estar atuando no policiamento ostensivo, na prevenção de crimes graves, são destinados e empenhados em situação de contravenção penal por 50 minutos, impactando diretamente na segurança pública.
Os trabalhos de alteração e pintura rolam mesmo sábado e domingo, para que a secretaria de Obras termine a implantação da ciclofaixa até quarta-feira, dia 22. Para Rodrigo Meirinho Morimoto, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável, a intenção é inverter a lógica da mobilidade urbana, oferecendo mais espaços seguros para pedestres e ciclistas.