Matérias | Especial


URBANISMO

Alargamento da praia Central de BC é só a primeira etapa de uma orla totalmente renovada

Depois da temporada de verão, terá início o projeto que promete tornar o local um grande parque linear

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Nova praia Central tem 70 metros de largura de faixa de areia. Crédito: Dvulgação PMI

Aguardado há pelo menos 20 anos, o alargamento da faixa de areia da praia Central já é uma realidade em Bal­neário Camboriú e se tornou o grande atrativo para a temporada de verão na cidade e na região. A novidade em um dos principais cartões postais do Litoral Norte deu início também a um projeto de reurbanização total da orla que terá continuidade logo após a tem­porada.


“Esta é a conclusão de uma obra his­tórica e exitosa em todos os sentidos, que está servindo de incentivo e farol a obras de proteção costeira em todo Brasil. Foi uma obra rápida e muito bem executada, que realizou o sonho acalentado pela população de Balneá­rio Camboriú por décadas. Muitos achavam que era irrealizável, ou fic­ção, mas está aí o resultado”, destaca o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos).

Inaugurada oficialmente no início de dezembro, a obra ampliou a largura da praia de 25 para 70 metros, em média, ao longo de 5,8 quilômetros de praia. Foram 2,2 milhões de metros cúbicos de areia trazidos pelas dragas de uma jazida a 15 quilômetros da praia. A draga Galileo Galilei começou o preenchimento em 22 de agosto e fez a sua última descarga em 31 de outubro. A retirada dos tubos acabou em novembro e um trabalho de terraplanagem foi realizado antes da li­beração da praia para o público.

“Há 20 anos a cidade manifestou em plebiscito o desejo pelo alargamento. Esta é uma obra ambiental e de prote­ção costeira, que foi construída rapi­damente atendendo a 42 condicionan­tes ambientais”, completa o prefeito.

Revitalização total vem aí

Se o alargamento da praia já deu uma nova cara ao principal cartão pos­tal de Balneário Camboriú, o próximo passo será a reurbanização da orla. Apresentada no início deste mês pelo escritório Indio da Costa, a proposta visa transformar o local em um grande parque linear à beira-mar, integrando o Pontal Norte e a Barra Sul com di­versas estruturas de lazer.

Continua depois da publicidade



A elaboração do projeto foi viabili­zada pelo instituto +BC, entidade so­cial que reúne empresários e que ban­cou a iniciativa.

A proposta ainda será apresentada e discutida com a comunidade para re­ceber sugestões e passar por mudan­ças até chegar ao projeto final. A exe­cução de reurbanização da orla ficará para depois da temporada de verão.

Continua depois da publicidade



Pela proposta, a calçada atual vai ser alargada e a ciclofaixa vai dar espaço a um corredor de micromobilidade para ônibus elétrico. Haverá uma ciclofaixa só pra ciclista e outra faixa exclusiva para corridas.

O projeto ainda prevê um “banho de verde” na orla. Segundo o arquiteto paisagista Sidney Linhares, do escri­tório Indio da Costa, a ideia é integrar a vegetação de restinga ao parque. “Além da manutenção das árvores existentes, serão plantadas, pratica­mente, três vezes mais do que existe hoje, de forma a criar ambiências em todo o calçadão, sem prejudicar a fai­xa de restinga”, revela.

A recuperação da restinga prevê mais de 33 mil mudas de espécies ca­racterísticas da vegetação costeira. As plantas vão ocupar parte da faixa de areia e ficarão juntas ao novo cal­çadão. O projeto faz parte das condi­cionantes ambientais do alargamento, e a data do início do plantio será de­finida junto com o instituto de Meio Ambiente, órgão licenciador da obra.

Prefeitura de Penha quer iniciar pacote de obras ainda em dezembro

A prefeitura de Penha tem a expectativa de receber ainda em dezembro a primeira parcela do empréstimo de R$ 50 milhões assinado junto à Caixa Econômica Fede­ral no início do mês para obras de infraes­trutura. A chegada da primeira parte do recurso, que foi viabilizado via Finisa (Fi­nanciamento à Infraestrutura e ao Sanea­mento), permitirá o início dos trabalhos.

As ruas contempladas para receber as obras foram escolhidas por meio de vo­tação on-line pelo site da prefeitura. Uma comissão ficou encarregada de avaliar quais receberão as melhorias, com base na decisão dos moradores. As ruas Lourival de Souza, João de Freitas e Umbelino Ro­berto Lessa foram as mais votadas.

Executivo espera primeira parcela dos R$ 50 milhões financiados junto à Caixa. Crédito: Divulgação PMP

 




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





44.192.94.86

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 06/07/2022

Publicado 06/07/2022 21:11



Especiais

Cordeiros

Professora Rita de Cássia ensinou matemática a diferentes gerações de itajaienses

SUPERAÇÃO

Deficiência nunca impediu Jailton de fazer o que quis; até elevador em casa ele construiu

Centro de Itajaí

Bravacinas se transforma em referência em vacinação humanizada

Itajaí

Itajaí mantém protagonismo na pesca industrial

A riqueza vem pelo mar

Polo náutico reúne players mundiais do mercado de luxo



Blogs

Blog do Ton

18 Mediterrâneo lança novo menu

A bordo do esporte

Barco do YCSA lidera Mundial Junior de Lightning nos EUA

Blog do JC

Jorginho consegue aumento de indenização pras famílias do acidente da Chapecoense

Blog da Ale Francoise

Chá de sabugueiro!

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Doutor Multas

A Desentupidora mais próxima de você! Desentupidora de emergência 24h SP

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Entrevistão

Willian Cardoso, o Panda

"Saquarema provavelmente vai ser meu último mundial, aí eu vou estar focado no brasileiro”

Renata Teixeira Pinto Viana

"Não se indica cigarro eletrônico para alguém que queira parar de fumar"

Governador de Santa Catarina

"É importante destacar que as obras só avançam por conta dessa decisão de colocar recursos dos catarinenses nas rodovias federais”

José Evaldo Koch

“O hortifruti é nosso berço”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação