ITAJAÍ
Alunos da ANI batizam novas embarcações no sábado
Ação é aberta ao público e acontecerá às 10h. Cerimônia vai homenagear fundador do curso de Construção Naval Amadora
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

No próximo sábado, alunos da Associação Náutica de Itajaí (ANI) realizarão uma cerimônia de batismo para nove novas embarcações construídas ao longo de 2020 e 2021 dentro do curso de Construção Naval Amadora. O evento inicia às 10 horas, na avenida Beira Rio. Além da inauguração, haverá uma regata entre os barcos em homenagem ao fundador do curso, Wilson José da Silva (in memorian).
A programação ainda trará a inauguração da guarderia Azimut de veleiros, o plantio de uma árvore em homenagem a Wilson e o tradicional desfile das embarcações na Baía Afonso Wippel, o popular Saco da Fazenda. O público poderá assistir as atividades, mas a participação na regata estará restrita aos velejadores da classe Ibis Rubra 3.5 e Shellback Dinghy.
Continua depois da publicidade
A turma de voluntários do curso de Construção Naval Amadora se reúne duas vezes por semana para dar prosseguimento à construção das embarcações. Tudo isso acontece em um galpão localizado na Praia Brava, mas começou muito antes, como um projeto de conclusão de curso.
Wilson registrou todas as etapas de construção do seu primeiro barco, e o fundador da ANI, Vilmar Braz, mostrou interesse no projeto. Juntos, os dois desenvolveram o curso baseado em ideias de outros países, como os Estados Unidos, onde a prática acontece com mais frequência.
Continua depois da publicidade
O curso teve início no ano de 2008 e a cada ano uma nova turma inicia os trabalhos e outra turma finaliza o processo da embarcação. Depois de pronto, os barcos são levados para a cerimônia de batismo, que já conta com mais de 100 veleiros fabricados navegando por diversas cidades. Na cerimônia de batismo, os velejadores estouram um espumante e a embarcação tem seu primeiro contato com a água.