ITAJAÍ

Vereadores querem proibir exigência de comprovante de vacinação

Proposta de Beto Cunha e Adriano Klawa quer garantir “liberdade individual” de quem optou por não se vacinar

Mesma lei já foi aprovada em Navegantes e está em discussão em Balneário Camboriú  (foto: divulgação)
Mesma lei já foi aprovada em Navegantes e está em discussão em Balneário Camboriú (foto: divulgação)

Projeto do vereador Beto Cunha (PSDB) com o vereador Adriano Klawa (PSL), da câmara de Itajaí, prevê a proibição da exigência de comprovante de vacinação contra a covid-19 para acesso a estabelecimentos ou serviços públicos e privados em Itajaí. A proposta foi apresentada na semana passada e nesta quarta-feira foi encaminhada pra análise da comissão de Legislação, Justiça e Redação.

Os vereadores que assinam a proposta querem que os moradores não sejam proibidos de frequentar espaços públicos ou privados por terem optado em não se vacinar contra a covid. Os parlamentares ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Os vereadores que assinam a proposta querem que os moradores não sejam proibidos de frequentar espaços públicos ou privados por terem optado em não se vacinar contra a covid. Os parlamentares justificam a medida pra garantir a liberdade individual dos cidadãos.

Continua depois da publicidade

“A principal guarida para a proposta está no que estabelece o artigo 5º da Constituição Federal, dispositivo que garante aos cidadãos que a liberdade individual não seja tolhida em razão de uma exigência administrativa, sem lastro constitucional”, argumentam na justificativa.

O projeto tem teor semelhante à proposta já aprovada pelo Legislativo em Navegantes, de autoria do vereador Antônio Carlos Uller (Patriota). O prefeito Liba Fronza (DEM) já recebeu o projeto mas ainda não decidiu pela sanção ou veto.

Em Balneário Camboriú, projeto do vereador Alessandro Teco (Republicanos) também quer proibir a exigência do passaporte da vacina. A proposta ainda está em andamento na câmara e passaria por análise da comissão de Segurança nesta quarta-feira.

Em Itajaí, o vereador Adriano Klawa, co-autor do projeto, ressaltou não ser contra a vacinação. “Sou autor de várias medidas que previam a melhoria da logística e celeridade da vacinação”, afirma, destacando uma indicação pra inclusão dos profissionais da imprensa no grupo prioritário de vacinação.

Sobre o projeto de lei, ele comentou que a finalidade é garantir o direito constitucional de ir e vir. “E resguardar o direito de que aqueles que optaram por não se vacinar ainda, tenham acessos a mercado, trabalho, farmácias, entre outros”, argumentou.

Até quarta-feira, Itajaí tinha 189.431 pessoas vacinadas ao menos com a primeira dose. O número representa 85% dos 223 mil habitantes da cidade e 97% da população vacinável, da faixa acima dos 12 anos (194.591 pessoas). A quantidade de moradores totalmente imunizados soma 155.372, cerca de 70% da população geral.

Governo Federal é contra passaporte

A exigência do comprovante de vacina é alvo de polêmica nacional. O documento é recomendado pela Anvisa pra permitir a entrada de turistas no Brasil, mas o governo federal ainda não decidiu sobre a obrigatoriedade. Segundo o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, a decisão será definida entre vários ministérios.

Continua depois da publicidade

Por enquanto, o governo exigirá apenas quarentena de cinco dias pra viajantes estrangeiros não vacinados e apresentação de teste negativo de covid. Em pronunciamento na terça-feira, o ministro destacou que é necessário ampliar o acesso à vacina antes de "cercear as liberdades individuais".

“Nós respeitamos as liberdades individuais e o povo brasileiro tem procurado as políticas públicas livremente. O presidente ainda há pouco falou: às vezes é melhor perder a vida do que perder a liberdade”, disse, em frase muito criticada.

Antes do ministro, o presidente Jair Bolsonaro já tinha criticado o parecer da Anvisa, dizendo que o passaporte da vacina seria uma “coleira no povo brasileiro”.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

gilbertosilva

09/12/2021 08:51

Porque estas "autoridades" não se preocupam mais, em garantir a segurança da nossa sociedade? Enquanto pessoas morrem por causa da doença, muitos insistem em propaga-la! Perguntem ao engenheiro que teve sua residência roubada 8 vezes, cadê a segurança. Vereadores, não caiam na onde do presidente. Morrem, não seria o mesmo que perder a liberdade?

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🚢💨 INCIDENTE NO PORTO! Uma ventania no litoral sul de Santa Catarina fechou o porto de Imbituba, ainda ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

⚡️ Magnésio: o mineral que o corpo não vive sem

Espaço Saúde

⚡️ Magnésio: o mineral que o corpo não vive sem

Barco Brasil inicia a Globe 40

A bordo do esporte

Barco Brasil inicia a Globe 40

Importante

Blog do JC

Importante



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.