Bombinhas
Prefeitura refaz calçadas e ignora arborização
Acessibilidade também está prejudicada em trechos de novo passeio
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Uma moradora de Bombinhas questionou a falta de arborização em ruas da cidade que recentemente receberam pavimentação e calçadas novas. Ela defende que as árvores sejam plantadas onde não tem poste e que a arborização respeite à acessibilidade.
“Sonhamos com Bombinhas arborizada. Gostaríamos de ter mais sombras e melhor preservação do que já tem hoje”, comenta. Na rua Andaluzita, no bairro Mariscal, a moradora relata que apenas um lado da calçada ganhou arborização. Em alguns trechos, a acessibilidade está comprometida, com a interrupção da guia tátil para cegos em desníveis, postes e lixeiras.
Continua depois da publicidade
No bairro de Zimbros, a rua Rio Diamantino e paralelas receberam recentemente novo calçamento, mas os novos passeios também ficaram sem arborização. Na mesma região, a rua Rio Guaíba deve receber calçada no ano que vem. A moradora sugere que o plantio de árvores seja garantido no projeto.
Segundo a prefeitura, com base nas diretrizes da norma técnica 9.050, que trata de critérios de acessibilidade, não seria viável um projeto de arborização, pois demandaria o alargamento da rua, aumentando os “custos do projeto”. O município informou que as calçadas terão apenas um metro e meio de largura.
Continua depois da publicidade