Alerta
Duas jararacas são capturadas em menos de 48h
Elevado número de registros indica que infestação pode ter se estendido ao vale do Itapocu
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Duas capturas seguidas de jararacas em São João do Itaperiú, nas últimas 48 horas, indicam que a infestação iniciada em Jaraguá do Sul pode estar se estendendo ao Vale do Itapocu.
Uma das cobras foi capturada pelas equipes dos bombeiros voluntários no posto de Saúde central e a outra numa moradia do centro do município. As duas serpentes foram devolvidas ao seu habitat natural.
Continua depois da publicidade
Com o calorão, é natural que mais ocorrências deste tipo sejam registradas, segundo os bombeiros. Os socorristas ainda alertam que a espécie Jararacuçu, uma variação da jararaca, pode atingir até dois metros de comprimento, e sua picada pode provocar hemorragia e inchaço nas regiões afetadas.
Em Jaraguá do Sul, os biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) confirmaram o número crescente de ocorrências envolvendo serpentes em áreas rurais e urbanas – vários casos têm sido registrados na cidade desde o ano passado. A mais comum é a jararaca, mas também há registros de cobras coral e de dormideiras – essas, inofensivas.
Continua depois da publicidade
A jararaca se alimenta principalmente de roedores e segue o cheiro desses animais. Como prevenção, o ideal é manter o terreno limpo, sem mato ou entulho. Se der de cara com o animal, é necessário chamar os bombeiros e evitar matá-las.