Matérias | Geral


Walter Smykalla

Artista que marcou época em Itajaí deixa legado que rompe padrões

Pintor faleceu de causas naturais, aos 81 anos, após ser internado em hospital de Taubaté

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Smykalla tinha alegria de viver e de pintar (Foto: Felipe Schurmann/Arquivo)


Por João Batista

No último dia 19 de novembro, a tela do artista plástico Walter Erhardt Smykalla ficou em branco e o pincel repousou tranquilo na paleta de pintura já sem tinta. Aos 81 anos, o pintor com obras marcantes em cidades da região de Itajaí faleceu de causas naturais na Casa São Francisco de Idosos de Taubaté, em Taubaté (SP), asilo onde vivia há cerca de 10 anos, após a última passagem em Itajaí.

Nascido em Curitiba-PR em 16 de novembro de 1940, Smykalla foi criado em Santo André-SP a partir de 1943 e viveu em Itajaí e Balneário Camboriú entre as décadas de 1990 e 2000, período em que teve intensa produção artística na região. Além de um extenso acervo de obras no museu Histórico de Itajaí, deixou muitos amigos e admiradores.



Os trabalhos de Smykalla estão atualmente na exposição temporária “Walter Smykalla - arte e paisagem”, no museu Histórico. A mostra está aberta desde julho e segue aberta à visitação ao menos até fevereiro de 2022, reunindo telas de diversas fases do artista. Smykalla fez das artes sua vida e de sua vida uma história marcada pela liberdade, natureza e arte.

“Faço parte do universo e, portanto, todo trabalho que executo não é algo isolado, mas sim, faz parte de tudo e de todos”, dizia. Durante os anos que morou em Itajaí, o pintor ganhou notoriedade pela numerosa produção de paisagens sobre a cidade e pinturas de murais nas ruas, como na praça da Pipa, na rua Uruguai. Até os anos 1990, ele tinha cerca de 500 telas produzidas, além de murais e afrescos em igrejas.

“Esta figura tirou as artes plásticas dos salões e exposições e jogou para as ruas, muros e igrejas de Itajaí, Navegantes e Penha”, lembra o jornalista Sandro Silva, que em 2013 assinou a série “Smykalla, o homem que pinta a vida”, uma grande reportagem publicada no DIARINHO (confira em www.diarinho.net). “O mais sábio e mais liberto artista plástico que conheci”, destaca.


Pelas redes sociais, Sandro publicou um trecho da série, com parte da entrevista com o artista, fazendo uma última homenagem. A reportagem foi feita depois que o pintor foi encontrado vivendo em condições subumanas num cortiço em Taubaté. De lá, ele veio pra Itajaí, onde ficou no asilo Dom Bosco.

“Apesar das três faculdades, da fluência no alemão – a clássica língua dos filósofos – e da estirpe cultural da qual descende, Smykalla está longe, bem longe, de qualquer estereótipo de intelectual. Livre é a palavra que lhe veste melhor – e que, com certeza, não terá problemas em despi-la caso ache que ela lhe imponha algum tipo de amarra”, diz um trecho do texto de Sandro Silva.

Pintou até os últimos dias

Boatos sobre a morte do artista chegaram a circular nos últimos anos. Em 2020, o próprio Smykalla falou com o DIARINHO por telefone, dizendo que vinha se recuperando de problemas de saúde, mas que estava bem e seguia pintando, apesar das limitações da idade. Na ocasião, ele relatou que estava escrevendo sua biografia de próprio punho e relembrou o tempo em Itajaí, bem como da entrevista pra série de reportagens do DIARINHO.

A casa São Francisco de Idosos de Taubaté informou que o artista ficou internado por cerca de uma semana no início do mês devido a um quadro de baixa imunidade, vindo a falecer no hospital. Ele foi sepultado no cemitério municipal de Taubaté.


Segundo a assistente social da entidade, Selma Aparecida da Silva, a destinação de pertences e materiais do artista, incluindo seus escritos pessoais, seria definida pelo curador legal de Smykalla, um juiz de Taubaté. O artista não tinha mais familiares.

 

Vista da casa de ex-prefeito virou tela de Smykalla

Obras estão espalhadas pela região, como na praça da Pipa, em Itajaí, e em acervo no museu Histórico de Itajaí


De Santo André, Smykalla veio morar com a mãe em Balneário Camboriú em 1959. Entre as décadas de 1960 e 1970, eles tocaram o bazar Oceano, uma loja de tecidos no centro da cidade. Após a loja ser vendida, Smykalla passou a viver dos quadros que vendia na faculdade.

Nos anos 1980, ele e a mãe se mudaram de Balneário pra Itajaí, passando a morar na subida do morro da Cruz, endereço onde ela veio a falecer. Antes de se mudar para Taubaté em 1995, Smykalla ainda morou no bairro Cordeiros. Em 2013, ele voltou pra Itajaí, onde viveu no asilo Dom Bosco. Após meses no local, ele quis  voltar pra Taubaté.

No asilo Dom Bosco, o ex-prefeito de Itajaí, Arnaldo Schmitt, era uma visita frequente ao artista. Ele soube da morte do amigo nesta terça-feira e lamentou muito a perda. “Logo que o conheci, identifiquei-me com ele. Gostei muito da sua arte, da sua maneira direta de ver as coisas, as pessoas e a vida, e, mais que tudo, passei a admira-lo como gente, como pessoa, puro, simples, sem maldade”, lembra. 

Quando Arnaldo morava no edifício Catarinense, com vistas à pracinha da “igrejinha Velha”, a igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, ele recorda do movimento no centro, dos frequentadores da praça, do café Democrático e das missas e novenas. Aquela vista se transformou num quadro feito pelo pintor.

“Fui com o Smykalla à janela do escritório, e ele também ficou muito admirado. Solicitei, então, que colocasse aquele quadro numa tela. Ele, em uns três dias, fez o quadro. Para ele e para mim, ficou o máximo. Perfeito”, disse, destacando a passagem marcante na relação com o artista.

 


Smykalla superou o tempo, diz artista

Uma pintura de Smykalla feita em 1987 retratando Navegantes a partir do morro da Cruz, em Itajaí, foi restaurada em 2020 pelo ateliê Ventos do Norte, do conservador e restaurador Oyama Achcar e da artista plástica Tânia Gollnick. Foi a partir do trabalho que Oyama teve contato com a obra de Smykalla e passou a pesquisar o artista.

O restaurador soube que o pintor estava na casa de repouso mas, sem poder visitá-lo na pandemia, fez chamadas de vídeo com ele. “No segundo encontro ele pediu para que enviasse ‘fotos de lugares e natureza, gosto muito de pintar paisagens’. Enviei e ele ficou muito feliz. Havia um desejo de pintar que era como respirar...”, lembra.

Nas notícias recebidas, Oyama relata que o artista já não tinha uma pronúncia tão lúcida. “Sinto que Walter foi se despedindo aos poucos, deixando um acervo para que seja apreciado pelo sul e o Brasil”, disse. Pro restaurador, caberá às instituições que têm obras do artista se comprometer com a conservação, além de fazer ações sobre a importância do pintor.

“O artista reflete, afeta e desconstrói padrões vistos como únicos. O sr. Smykalla fez isso e muito mais, superou o tempo, lutou com bravura para que as pinturas fossem de alguma forma para o Brasil. Ele foi e será para mim parte da minha vida”, declarou.

 

 




Comentários:

Orlando Vieira

30/11/2021 17:59

A humildade era a sua essência. Conheci e conheço alguns ARTISTAS humildes. Tive o prazer de trabalhar com alguns deles (teatro). Como Smykalla não encontrei até hoje. Saudades!

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.16.29.209

Últimas notícias

Dom Bosco

Creche de Itajaí convidou famílias de 200 crianças para curtir a escola

BALNEÁRIO

Preso homem que traficava “vapes do Paraguai" pra revender na região

Saúde

Crianças até 12 anos podem se vacinar contra a gripe em SC

ENTREVISTA

Elon Musk está engajado com extrema direita, diz advogada e ativista de direitos digitais

JUSTIÇA

Homem que matou a companheira e estuprou enteada enfrenta julgamento em Porto Belo

NOVIDADE NA ÁREA

Balneário Camboriú vai ganhar balada inspirada nos anos 80 e 90

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Atlântico Shopping presenteia clientes com necessaire exclusiva

Promoção

Dia das Mães: Balneário Shopping sorteia carro elétrico e 10 finais de semana em Urubici Campanha

Xadrez

Itajaienses são destaque em campeonato de xadrez em Penha

MORRO DOS CAVALOS

Caminhão cai em ribanceira e motorista é resgatado 8 horas depois



Colunistas

JotaCê

Almoço com Peeter e FO

Coluna Esplanada

Indenização para aldeias

Coluna Exitus na Política

Liberdade e consequência

Na Rede

Site de relacionamento sugar, surra de muletas e "Joãoviller": confira o que bombou nas redes do DIARINHO

Coluna do Ton

DJ Scheila confirmada na festa do Pinhão

Mundo Corporativo

Quando o menos é mais

Histórias que eu conto

Domício Duarte

Gente & Notícia

Clique em Milão

Ideal Mente

Time’s Up

Via Streaming

Segunda chamada

Direito na mão

Vantagens da aposentadoria para Pessoas com Deficiência (PCD)

Show de Bola

Começo promissor

Jackie Rosa

Vida em Canto Grande

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO






Especiais

ENTREVISTA

Elon Musk está engajado com extrema direita, diz advogada e ativista de direitos digitais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú



Blogs

Blog do JC

Emerson diz que tá de boa, na lagoa...

A bordo do esporte

Guilherme Emina celebra título da Superliga: “Realização de um sonho”

Blog da Jackie

Diária free

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação