Pessoas surdas de Santa Catarina já têm um novo canal para acionar o Samu em casos de emergência. A Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) lançou um aplicativo que permite atendimento por mensagem de texto em tempo real com os técnicos e médicos reguladores do serviço.
Continua depois da publicidade
O aplicativo “Solicitação Samu – IT4D” está disponível, por enquanto, apenas para o sistema Android. Ele foi desenvolvido para facilitar o pedido de socorro por quem tem deficiência auditiva e enfrenta ...
O aplicativo “Solicitação Samu – IT4D” está disponível, por enquanto, apenas para o sistema Android. Ele foi desenvolvido para facilitar o pedido de socorro por quem tem deficiência auditiva e enfrenta dificuldades com os canais convencionais, como o telefone 192.
Continua depois da publicidade
A iniciativa foi criada para garantir mais acessibilidade e agilidade no atendimento a esse público. O superintendente de Urgência e Emergência de SC, Marcos Antônio Fonseca, afirma que a criação do canal exclusivo representa um avanço na inclusão. “Emergências não esperam, e é fundamental que todos tenham meios eficazes de pedir ajuda”, destacou.
O app ainda está em fase de aprimoramento. A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) participa do processo com sugestões para tornar a ferramenta mais eficiente. Uma das ideias é incluir imagens no sistema, já que muitas pessoas surdas se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), que costuma ser sua primeira língua.
Continua depois da publicidade
Além de facilitar o contato com o Samu, a iniciativa faz parte dos esforços do Governo do Estado para tornar os serviços públicos mais acessíveis. Segundo a SES, o objetivo é garantir que nenhum catarinense fique sem atendimento por falta de inclusão nos canais de emergência.