ELEIÇÕES 2022
Vinicius Lummertz vai oficializar pré-candidatura ao governo de SC
Apoiador de João Doria, secretário de Turismo de SP esperava definição das prévias do PSDB à presidência pra entrar na disputa
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Ex-ministro do Turismo e atual secretário Estadual de Turismo de São Paulo, o catarinense Vinicius Lummertz informou ao DIARINHO que vai oficializar, nos “próximos dias”, ao PSDB de Santa Catarina a intenção de ser candidato ao governo do estado nas eleições de 2022. Lummertz comenta que colocará seu nome à disposição, sendo uma “alternativa” ao lado de outros postulantes da sigla, como Gelson Merísio, Clésio Salvaro e Paulo Bauer.
O secretário esperava o resultado das prévias do PSDB à presidência da República pra oficializar sua pré-candidatura ao governo estadual. A decisão foi comunicada na manhã dessa segunda-feira à presidente do partido no estado, deputada federal Geovânia de Sá. A candidatura de Lummertz era comentada nos bastidores desde o início do ano, quando ele deixou o MDB e se filiou ao PSDB.
Lummertz nunca escondeu o desejo de concorrer ao governo do estado, mas corria por fora com a pré-candidatura do ex-presidente da assembleia Legislativa, Gelson Merísio, nome que vinha com mais força dentro da sigla, inclusive, com apoio da presidente estadual do partido.
A vitória do governador de São Paulo, João Doria, nas prévias do PSDB para a candidatura à presidência da República, alavanca o nome de Lummertz na campanha em Santa Catarina. A situação estreita ainda mais a relação de Doria com o estado, terra natal da esposa Bia Doria, natural de Pinhalzinho, no oeste catarinense. Por outro lado, a pré-candidatura de Merísio, que apoiou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nas prévias do PSDB, perde força.
Lummertz discursa que o partido tem alguns bons nomes. Ele ressaltou que o caminho natural é buscar o consenso e, se for o caso, fazer as prévias. O PSDB catarinense já confirmou que terá candidatura própria ao governo do estado. Segundo o secretário, Geovânia irá convocar ao partido uma reunião, proximamente, para definir os rumos com relação às eleições no estado após a vitória de João Doria.
Ele disse à presidente que também se dispõe a passar por prévias em Santa Catarina, a exemplo do que foi feito pelo PSDB nacional. Em São Paulo, Lummertz pregou a união de todos em torno de João Doria, que também incentivou seus secretários a disputarem as eleições nos seus estados, onde o tucano teria uma base de apoio à presidência.
Ainda em setembro, Lummertz foi anunciado como candidato a governador pelas lideranças do PSDB em Joinville, em reunião de grupo defensor da candidatura de Doria a presidente da República. O secretário destaca que sua candidatura não é um projeto pessoal, defendendo um novo projeto de gestão para Santa Catarina.
“Eu construí uma biografia que pode servir ao estado nessa condição [de governador]”, avalia. Natural de Rio do Sul, Lummertz já foi secretário de Turismo de Florianópolis e secretário de Articulação Internacional e de Planejamento nos governos Luiz Henrique da Silveira.
Outros partidos também se mobilizam para definir as pré-candidaturas ao governo estadual em 2022. As decisões no estado levam em conta a movimentação nacional das siglas na disputa à presidência. Em Santa Catarina, o PL já oficializou a pré-candidatura do senador Jorginho Mello ao governo.