Pandemia
Descoberta da variante Ômicron deixa o mundo em alerta
Países europeus já confirmam infecções
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A descoberta da variante Ômicron do coronavírus fez com que o mundo entrasse novamente em alerta máximo para possíveis agravamentos da pandemia de covid. Os países correm para testar viajantes de países do sul da África, e cientistas buscam mais informações sobre a potencialidade de mutações da nova cepa. Itália, Alemanha e Inglaterra já confirmaram infecções pela variante.
A cepa foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial de Saúde (OMS) pela África do Sul no dia 24 de novembro. “A variante apresenta um grande número de mutações, algumas das quais preocupantes. A evidência preliminar sugere um risco aumentado de reinfecção com esta variante,” informou a OMS em um comunicado.
Continua depois da publicidade
Dois casos da nova variante Ômicron do coronavírus foram detectados no estado da Bavária, no sul da Alemanha, neste sábado. As duas pessoas infectadas entraram na Alemanha, através do aeroporto de Munique, em 24 de novembro.
Na Itália, a Ômicron também foi diagnosticada, informou o Instituto Nacional de Saúde (ISS). O genoma foi sequenciado no Laboratório de Microbiologia Clínica, Virologia e Diagnóstico de Bioemergência do Hospital Sacco, de Milão, a partir de uma amostra positiva de um paciente procedente de Moçambique.
Continua depois da publicidade
Já o Reino Unido anunciou novas medidas para tentar desacelerar a disseminação da variante Ômicron, recentemente identificada. O primeiro-ministro Boris Johnson avisou que todos os recém-chegados ao país terão que fazer um teste e que haverá doses de reforço de vacinas. "Exigiremos que qualquer pessoa que entre no Reino Unido faça um teste de PCR ao final do segundo dia após sua chegada e se isole até que tenha o resultado negativo", disse Johnson em entrevista coletiva. Quem entrar em contato com pessoas com resultado positivo para ômicron terão que se isolar por 10 dias. A volta do uso de máscaras também é cogitado.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e o Departamento de Estado desaconselharam viagens para oito países do sul da África depois que a Casa Branca anunciou restrições de viagens em resposta à nova variante Ômicron de covid-19. O CDC elevou seu alerta de viagem para Nível Quatro: Muito Alto para a África do Sul, Zimbábue, Namíbia, Moçambique, Malawi, Lesoto, Eswatini e Botswana, enquanto o Departamento de Estado emitiu avisos paralelos de "Não Viaje" neste sábado.