ACORDO
Aeroviários cancelam greve desta segunda
Acordo prevê reajuste imediato de 75% do INPC dos últimos 12 meses na parte fixa e variável do salário
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Os trabalhadores do setor aeroviário cancelaram a greve que estava programada para acontecer a partir desta segunda-feira, 28 de novembro. O sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou, em nota oficial no site, que funcionários do setor decidiram, através de votação on-line, aceitar a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.
Mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho, com participação das empresas aéreas, a proposta prevê o reajuste de 75% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor dos últimos 12 meses nos salários, além de reajuste de 100% do INPC dos últimos 12 meses nas diárias de alimentação e vale- alimentação. Ficou acertada ainda a renovação na íntegra das demais cláusulas sociais da categoria.
Continua depois da publicidade
A greve foi a estratégia do sindicato para reivindicar reajuste salarial que contemplasse a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos, do período de 1º de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2021.
A paralisação seria de 50% dos tripulantes por dia. “Com a aprovação da proposta, a greve dos tripulantes a partir de 29 de novembro está cancelada”, disse a nota do SNA publicada no site neste domingo.
Continua depois da publicidade