Certificação internacional
Doze praias e duas marinas de SC recebem selo Bandeira Azul
Marina Itajaí teve a bandeira azul hasteada pela primeira vez na manhã desta quarta-feira
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]






O programa Internacional Bandeira Azul temporada 2021/2022 reconheceu 12 praias e duas marinas de Santa Catarina com certificados internacionais pelo trabalho de promoção do desenvolvimento sustentável em áreas de águas doces e salgadas. Ao todo, o Brasil recebeu 28 certificados.
Um dos empreendimentos contemplados com o projeto foi a Marina Itajaí, que teve o hasteamento da Bandeira Azul na manhã de quarta-feira. A marina foi reconhecida por suas ações de sustentabilidade e ações organizadas com apoio da comunidade.
Continua depois da publicidade
Para conquistar o selo, a Marina atendeu a 34 requisitos de gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável e responsabilidade social. “A Marina tem orgulho de levar o nome de Itajaí para o mercado nacional e internacional. Somos a segunda melhor marina do Brasil, com seis anos de operação – é um marco para a cidade. Isso não teria acontecido se fosse só iniciativa privada, a gente tem muito apoio do poder público, apoio da população, que incentiva e nos motiva. Há foco na questão da sustentabilidade, qualidade e gestão”, comenta o diretor da Marina Itajaí Carlos Gayoso de Oliveira.
Pelo quarto ano consecutivo, a Marina Tedesco, de Balneário Camboriú, também recebeu o selo. A certificação foi entregue na tarde de terça-feira, em cerimônia que aconteceu na Santur, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
“É uma honra receber esse selo novamente. Esse programa ambiental é muito importante porque é um trabalho desenvolvido por muitas pessoas. Nosso agradecimento à nossa equipe, clientes, marinheiros e prestadores de serviço que abraçam essa ação conjunta”, enfatizou Juliana Tedesco, diretora da Tedesco Marina.
Penha também foi contemplada com três certificados internacionais nas praias Grande, da Saudade e Bacia da Vovó. Todas as estruturas aplicadas que receberam a certificação são replicadas nas demais praias do município, com ações de educação e gestão ambiental.
"É uma alegria triplicada no dia de hoje. Recebemos a certificação das praias, garantindo que Penha é um destino seguro e certificado", disse a prefeita de Penha em exercício, Maria Juraci Alexandrino.
O programa é credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e Unesco com o objetivo de promover a mudança de comportamento através da educação e informação ambiental.
Praias
Praia Grande – Governador Celso Ramos/SC
Continua depois da publicidade
Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú/SC
Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú/SC
Praia de Piçarras – Balneário Piçarras/SC
Praia da Saudade (Prainha) – São Francisco do Sul/SC
Praia do Forte, São Francisco do Sul/SC
Continua depois da publicidade
Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas/SC
Praia de Mariscal – Bombinhas/SC
Praia da Conceição, Bombinhas/SC
Praia Grande, Penha/SC
Praia da Bacia da Vovó, Penha/SC
Continua depois da publicidade
Praia da Saudade, Penha/SC
Marinas:
Marina Tedesco – Balneário Camboriú/SC
Marina Itajaí, Itajaí/SC