Centro
Comerciantes se queixam da falta de estacionamento rotativo
Lojistas relatam queda de movimento e culpam a falta de zona azul no centro
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A falta de vagas de estacionamento rotativo em Itajaí, que é alvo de queixas de motoristas, também gera reclamações por parte de comerciantes. Um deles relata que as lojas estão perdendo clientes devido à desativação da zona azul e que muitas pessoas estão deixando de fazer compras em Itajaí e indo pra Balneário Camboriú.
Os comerciantes informam que já cobraram a prefeitura e a câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) pra retomada do rotativo, mas dizem que percebem pouca movimentação do município pra resolver.
Continua depois da publicidade
A preocupação é que, com o início do movimento para as compras de final de ano, o comércio seja ainda mais prejudicado pela falta de vagas. Um dos lojistas da rua 15 de Novembro conta que houve a redução no movimento de clientes por não ter sistema rotativo no centro. “Os clientes têm reclamado. Eles dão voltas e voltas sem achar lugar e vão embora”, disse.
Sem a rotatividade, as vagas na rua ficam ocupadas o dia inteiro. Dona de uma loja de roupas na rua Lauro Müller, Gabriela Soares Alves, destaca que nem mesmo os funcionários das lojas conseguem vagas, sendo que logo de manhã os locais estão ocupados. A queixa dos clientes também é recorrente.
Continua depois da publicidade
“Fica sem vagas para os clientes. O pessoal não acha vaga e vai embora”, comenta. Gabriela lembrou que já faz um ano da desativação dos parquímetros e aponta que não há mobilização pra que o serviço volte a funcionar. Além do comércio, os lojistas destacam a importância das vagas rotativas também para os usuários de serviços no centro, como cartório e bancos.
Novo edital
O sistema rotativo foi desativado em Itajaí em dezembro de 2020, após seguidas prorrogações no contrato com a Estapar, antiga concessionária. A previsão é que o serviço seja retomado no início do ano que vem, num novo modelo.
A prefeitura informou que está finalizando o estudo para lançar o novo edital no próximo mês. Detalhes do projeto ainda não foram divulgados, mas estão previstas melhorias no serviço, com ampliação de vagas, controle das vagas por aplicativo e novas formas de pagamento, inclusive com cartão.
O presidente da CDL Itajaí, Laerson Batista, disse que desde o término do contrato do estacionamento rotativo a entidade vem acompanhando essa demanda pela retomada do serviço. “Já foi protocolado junto a prefeitura ofício, destacando a necessidade da implantação do estacionamento na cidade e relatando as dificuldades dos lojistas. A prefeitura informou que vem trabalhando em uma alternativa para resolver o problema”, comentou.
Ele lembrou que um paliativo foi a inserção de vagas rápidas, mas que ainda não suportam a demanda do centro de Itajaí. “Estamos no aguardo de uma definição, por parte do poder público, mas é visível a necessidade de uma estratégia para resolver o problema”, diz.
Sobre a alegada baixa de clientes devido à falta do rotativo, a entidade esclareceu que não tem levantamento sobre isso.
Continua depois da publicidade