2022
UFSC anuncia retorno às aulas presenciais pra abril
Decisão foi tomada na última sexta-feira
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Os acadêmicos da graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retornam às salas de aula somente em 18 de abril do ano que vem, praticamente 24 meses depois do início da pandemia do covid-19. Para os cursos de graduação, o primeiro semestre inicia em abril e vai até o dia 3 de agosto. Já nos cursos de pós-graduação, de mestrado e doutorado, as aulas devem iniciar em 7 de março.
Na graduação, o primeiro semestre terá 16 semanas, enquanto o segundo semestre se estenderá por 18 semanas. Já o calendário de 2021, prevê o encerramento do ano letivo de todos em 23 de dezembro, nas modalidades remota e híbrida.
Continua depois da publicidade
O retorno às aulas presenciais ocorrerá respeitando os protocolos de segurança sanitária, que serão divulgados posteriormente. Serão levados em conta “o quadro epidemiológico verificado ao longo do primeiro trimestre do ano civil de 2022 e os prognósticos e as orientações do monitoramento de biossegurança da universidade, assegurada a possibilidade de reversão, se necessário”, escreveu em nota o pró-reitor de Graduação, Daniel Vasconcelos.
Ainda segundo a pró-Reitoria, os critérios adotados pra retomada levaram em consideração a tendência de controle da pandemia, a ampla cobertura vacinal dos servidores da universidade e a experiência bem-sucedida na oferta de disciplinas práticas ou teórico-práticas em cursos de graduação ao longo do segundo semestre deste ano.
Continua depois da publicidade