Domínio Público
Portal não está ameaçado de sair do ar
Há mais de uma década mensagem circula na internet dizendo que projeto será desativado
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Criado em novembro de 2004 pelo Ministério da Educação como um acervo virtual de conteúdo educacional e cultural gratuito e de domínio público, o Portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) não corre o risco de sair do ar por falta de acessos. Há mais de uma década circula na internet uma mensagem dizendo que o projeto será desativado, informação já desmentida várias vezes pela pasta.
Segundo o próprio Ministério da Educação já publicou em seu site, a mensagem “é apenas um hoax, uma lenda urbana que circula pela internet. O Portal Domínio Público nunca teve o risco de ser tirado do ar e sempre foi um sítio bastante acessado”. Porém, o próprio Ministério admitiu que a fake news ajuda a difundir o portal.
Continua depois da publicidade
As estatísticas fornecidas pelo site comprovam que ele é bem acessado. Em 17 anos no ar, o projeto já recebeu mais de 60 milhões de downloads, uma média de 3,5 milhões de downloads por ano. Além disso, são quase 190 mil obras cadastradas entre textos, imagens, áudios e vídeos. O conteúdo reúne não apenas o acervo da cultura brasileira, mas também mundial.
As imagens mais acessadas, por exemplo, são as obras de Leonardo da Vinci. Já a obra literária mais baixada na biblioteca virtual é ‘A Divina Comédia’, do italiano Dante Alighieri. Ele é seguido por grandes escritores brasileiros, como Lenira Almeida Heck, Fernando Pessoa e Machado de Assis. As obras de William Shakespeare também estão entre os destaques de downloads.
Continua depois da publicidade
O hino nacional é o áudio mais baixado no portal, enquanto o acervo de vídeos tem produções sobre Paulo Freire entre os mais acessados, além de conteúdos relacionados à história do Brasil e à ciência.