A câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou na noite desta quarta-feira o projeto de concessão de uma área ao lado da Casa Linhares para construção do novo Mercado Público da Barra. Com a aprovação da proposta, o prefeito Fabrício de Oliveira (Podemos) tem autorização para fazer o processo de concessão do terreno e exploração do serviço por 30 anos. O projeto foi aprovado por maioria: 14 votos favoráveis, um contrário e três abstenções.
Continua depois da publicidade
O vencedor da concessão será definido por concorrência pública. Quem vencer, terá que construir a estrutura e terá direito de exploração do espaço por 30 anos. A proposta do Mercado Público ...
O vencedor da concessão será definido por concorrência pública. Quem vencer, terá que construir a estrutura e terá direito de exploração do espaço por 30 anos. A proposta do Mercado Público da Barra é um dos principais projetos turísticos e econômicos defendidos pelo prefeito.
Continua depois da publicidade
Antes da aprovação, a Câmara rejeitou medidas para alterar ou atrasar a matéria. Entre elas, um pedido de vista do vereador André Meirinho (PROG) e uma emenda do vereador Marcelo Achutti (MDB), que tratava sobre despesas decorrentes da concessão. Ambas foram rejeitadas. Outra emenda, esta do governo, tratava dos prazos do processo para a prefeitura, mas foi retirada a pedido do líder de governo, Gelson Meirinho (CID). Com a aprovação no legislativo, o projeto segue para sanção do prefeito Fabrício.
Em setembro de 2019, uma audiência pública com a comunidade da Barra aprovou a construção do Mercado Público. Mais de 300 moradores debateram o assunto - entre eles, Ivo Reis, um dos principais líderes comunitários de Balneário, morador da Barra e defensor da obra. Com a chegada da pandemia, o projeto esfriou, mas agora voltou a mobilizar a atenção da administração.
Continua depois da publicidade
A aprovação da cessão da área é um novo passo dado município e pela BC Investimentos, que é a empresa que assessora a administração municipal nas parcerias público privadas.
A expectativa da prefeitura é de que o futuro Mercado Público se torne um espaço que contemple lazer e cultura, comércio local e geração de emprego. Após a sanção, a BC Investimentos, presidida por Maria Pissaia, passará à fase de elaboração de edital de licitação que contemple as características principais do equipamento e os quesitos levantados nas consultas feitas à sociedade.
Homenagem ao Manoel Fermino
Também na sessão desta quarta o plenário aprovou por 17 votos favoráveis o projeto do vereador Cristiano dos Santos (PL) que denomina oficialmente de “Passarela Estaiada Manoel Fermino da Rocha” a obra pública construída sobre o rio Camboriú, entre a Barra e a Barra Sul, a popular passarela da Barra.