Mais de 500 vítimas
PF pega bando que desviava depósitos
Bando criou sistema para “fisgar” envelopes em agências bancárias, segundo a polícia
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A polícia Federal deflagrou a Operação Pesca Urbana e cumpriu 18 mandados de prisão preventiva e 34 de busca e apreensão contra uma quadrilha especializada em furtos em caixas eletrônicos de agências da Caixa e de outros bancos. Os bandidos furtaram, somente neste ano, 545 envelopes com dinheiro de depósito dos clientes. A ação ocorreu em seis estados brasileiros, entre eles Santa Catarina.
Em Floripa, foram cumpridas três ordens judiciais de prisão preventiva contra dois homens e uma mulher. Os três já estão presos por outros crimes e os mandados foram cumpridos na penitenciária e no presídio feminino da cidade.
Continua depois da publicidade
A operação também cumpriu mandados em São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Espírito Santo.
O grupo é investigado pela PF de Caxias do Sul, Porto Alegre, Salvador, Palmas, Maringá e Aracaju. A investigação começou em janeiro deste ano, a partir do ataque do bando a nove agências da Caixa na Serra Gaúcha.
Continua depois da publicidade
O grupo usava um sistema para “fisgar” os envelopes com dinheiro depositados em terminais de autoatendimento de agências bancárias.
O objetivo da operação foi prender os membros da quadrilha, apreender novos elementos de provas e sequestrar os bens adquiridos pelo bando com o dinheiro dos furtos.
Os investigados responderão por furto qualificado e organização criminosa. Até esta quarta-feira, 49 pessoas envolvidas com o bando já tinham sido presas em diversos estados brasileiros.