O aposentado Rogério Córdova Diniz, 60 anos, morador do centro de Navegantes, fez uma denúncia ao Ministério Público sobre o estado de conservação dos reservatórios de água da secretaria de Saneamento Básico (Sesan). Os reservatórios recebem água do Semasa, de Itajaí, e distribuem para a população navegantina. A prefeitura diz que alguns reservatórios citados na denúncia estão desativados e que fará um levantamento da atual situação.
Continua depois da publicidade
Segundo Rogério, as estruturas dos reservatórios estão abandonadas, tomadas por entulhos, lixo e água parada. Também não há qualquer tipo de segurança e qualquer pessoa pode acessar o ...
Segundo Rogério, as estruturas dos reservatórios estão abandonadas, tomadas por entulhos, lixo e água parada. Também não há qualquer tipo de segurança e qualquer pessoa pode acessar o local.
Continua depois da publicidade
No reservatório do bairro Meia Praia, o denunciante encontrou rachaduras e a pintura em péssimo estado de conservação. No local, não havia monitoramento e nem vigilante.
Já no reservatório do bairro São Domingos, ele encontrou livre acesso, já que não havia portão, nem monitoramento e também tinha muito lixo no local. A pintura também está feia e havia água parada, entulhos e moradores de rua vivendo no local.
Continua depois da publicidade
No bairro Machados, o acesso ao reservatório também não tem nenhum controle. O local tem diversos entulhos e água parada. Já no bairro Gravatá, o terreno está cercado, mas há diversos entulhos no quintal. “O poder público cobra dos moradores e não dá o exemplo com os bens que administra, pois as instalações encontram-se em péssimo estado de conservação”, reclama.
Rogério só decidiu denunciar o caso à 4ª Promotoria de Justiça de Navegantes porque fez primeiro a denúncia à prefeitura, em fevereiro deste ano, e até agora nenhuma providência foi tomada. O aposentado enviou fotos e vídeos ao MP.
A promotoria confirmou que recebeu a denúncia e instaurou um procedimento chamado “Notícia de Fato” para apurar o que foi denunciado.
O secretário de Sesan, Valério de Campos, informou que os reservatórios dos bairros Machados, São Domingos e Gravatá estão desativados há cerca de 12 anos. “Para sabermos se os reservatórios desativados podem ser utilizados novamente ou não, eles devem passar por uma perícia estrutural, de impermeabilização e dos componentes assessórios, tubulações e registros dos mesmos. Caso sejam aproveitáveis, será feito um orçamento de reforma”, informou Valério.
Já o reservatório da Meia Praia, que é o principal da cidade, tem previsão de obra de raspagem, pintura, impermeabilização de parte da laje de cobertura, à espera de aprovação e execução por empresa terceirizada. Não há previsão para a reforma começar.