REGIÃO
Passageiros cobram mais horários de ônibus em Navegantes
Entre Navegantes e Piçarras, última viagem é às 20h e prejudica trabalhadores, relata morador
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Usuários dos ônibus da Viação Navegantes, que atende rotas intermunicipais na região, pedem a ampliação de horários pra atender as necessidades dos passageiros. A queixa é que os horários estão reduzidos e prejudicam trabalhadores que precisam se deslocar entre as cidades fora da atual escala.
Um dos passageiros é o livreiro Glauber Minghetti Ribeiro Soares, morador do bairro Gravatá, em Navegantes. Ele pega o ônibus pra ir até o ferry boat em Navegantes e trabalhar em Itajaí. Glauber reclama que, de segunda a sexta-feira, o último horário é às oito da noite, na linha Navegantes-Piçarras.
Continua depois da publicidade
De Piçarras pra Navegantes, a última viagem é às 19h. São 12 horários em dias úteis e apenas quatro aos sábados. O morador diz que agora está conseguindo ir trabalhar porque pegou um emprego pela manhã, mas quem trabalha à tarde está enfrentando dificuldade.
“Quem vai embora com um horário de ônibus até às oito?”, questiona. “É um descaso com os trabalhadores e a população em geral”, completa. A falta de mais horários reflete em outro problema: a lotação dos ônibus. “No horário de pico, que é o horário das seis, vai muita gente aglomerada dentro do ônibus”, relata.
Continua depois da publicidade
Para resolver os problemas enfrentados pelos passageiros, as cidades da região estudam um novo serviço. Na semana passada, os prefeitos de Navegantes e Penha se reuniram pra discutir a implantação de um novo transporte coletivo que atenda as duas cidades e também Balneário Piçarras.
Hoje, as cidades não contam com um transporte público regularizado. Segundo as prefeituras, a ideia é viabilizar o serviço conforme a demanda de passageiros das três cidades e que seja economicamente viável para cada um dos municípios. A definição do novo modelo de transporte terá apoio técnico da Amfri.