Faltam vacinas
BC suspende aplicação da primeira dose
Cidade segue com as doses de reforço. Em Itajaí, doses da AstraZeneca, pra aplicação da D2, serão retomadas quinta à tarde
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Balneário Camboriú suspendeu a aplicação da primeira dose das vacinas contra a covid-19 neste quinta-feira em adolescentes e adultos. O motivo da paralisação é o baixo estoque de vacinas no município. A prefeitura aguarda o envio de novas doses pelo governo do estado de Santa Catarina.
O município mantém a aplicação da segunda dose. O reforço está sendo aplicado em idosos acima de 70 anos que completaram seis meses da segunda dose e em imunossuprimidos com 18 anos ou mais que completaram 28 dias da segunda dose.
Continua depois da publicidade
A dose de reforço será aplicada das 8h às 17h, na unidade Básica de Saúde Central, na rua 1500, e no drive-thru ao lado do colégio Ivo Silveira. Nos demais postos a aplicação ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. No drive-thru do Balneário Shopping, rola das 12h às 17h.
No momento da vacinação é preciso apresentar documento com foto e carteira de vacinação. No caso dos imunossuprimidos, é preciso apresentar também comprovante de condição médica.
Continua depois da publicidade
Até quarta-feira, Balneário já aplicou 186.834 doses de vacinas contra covid-19. Destes, 109.250 são da primeira dose, 69.638 da segunda dose, 4800 da dose única e 3146 doses de reforço.
Itajaí volta a vacinar com AstraZeneca quinta à tarde
A sala volante do Centreventos e os 30 postos de saúde de Itajaí receberão novas doses da vacina Astrazeneca nesta quinta-feira. O imunizante estará disponível a partir das 13h. Não é necessário agendamento.
As novas doses foram entregues no fim da tarde de quarta-feira. Por conta da logística de distribuição, o horário de vacinação contra covid-19 para a segunda dose de Astrazeneca inicia às 13h.
Os moradores devem apresentar documento de identidade e cartão de vacinas com registro da primeira dose.
A imunização dos demais grupos continua normalmente nas unidades e Centreventos nos períodos da manhã e da tarde. Podem se vacinar adolescentes de 12 anos ou mais, com ou sem comorbidades, e demais pessoas que ainda não tomaram a primeira dose, além dos idosos com mais de 70 anos, que podem receber a dose de reforço.
Itajaí recebeu 2070 novas doses do governo do estado na segunda-feira e distribuiu 70 doses de AstraZeneca pra cada um dos 30 postos. As doses começaram a esgotar ainda na segunda-feira e houve várias reclamações pela falta e por causa das filas formadas nos postos.
Continua depois da publicidade
Estado começa a distribuir doses para reforço
Santa Catarina começou mais uma etapa da campanha de vacina contra a covid no estado, com o envio da primeira remessa de vacinas para a dose de reforço aos trabalhadores da saúde. A aplicação aos profissionais foi autorizada pelo Ministério da Saúde considerando a possibilidade de amplificação da resposta imune e adequação do esquema vacinal devido a maior exposição deste grupo à doença.
O diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck, explica que o reforço nos profissionais da saúde seguirá os mesmos critérios da vacinação de reforço dos idosos. “A dose só será apli-cada naqueles que tenham completado o esquema vacinal inicial com as duas doses ou a dose única da vacina há pelo menos seis meses e a vacina utilizada será, preferencialmente, a Pfizer”, esclarece o diretor.
Serão vacinados com a dose de reforço todos aqueles trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais
Pro início da aplicação do reforço nos profissionais da saúde serão enviadas aos municípios catarinenses entre quarta e quinta, 85.314 doses da vacina Pfizer.
Continua depois da publicidade