SÁBADO
Itajaí e Penha participam de protestos nacionais contra Bolsonaro
Manifestação será no calçadão da rua Hercílio Luz, no centro
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

As cerca de 30 entidades e coletivos que integram a Frente Regional de Lutas de Itajaí e Região farão parte do calendário nacional de protestos contra o presidente Jair Bolsonaro. Os atos vão ocorrer na manhã de sábado em Itajaí e em Penha. Balneário Camboriú não terá atos desta vez, pois manifestantes vão participar na cidade vizinha.
Em Itajaí, o ato acontecerá na praça Arno Bauer, em frente da casa da Cultura Dide Brandão e do Museu Histórico, no calçadão da rua Hercílio Luz, no centro. A concentração está marcada para as 10h.
Com falas de lideranças comunitárias, sindicais e políticas e com atrações artísticas, incluindo uma bateria de batuque, a manifestação será concluída com uma caminhada pelo calçadão.
Em Penha, o grupo União Popular Democrata (UPD), que reúne militantes feministas, LGBTQIA+, movimento negro, e de esquerda, organiza a manifestação. O grupo pretende iniciar a concentração às 8h, na rua Adolfo Miguel da Silva, transversal da avenida Alfredo Brunetti, no bairro Armação.
A partir das 9h haverá uma caminhada que vai passar pela avenida Eugênio Krause e terá uma faixa da via interditada pelos manifestantes. O movimento deve seguir até a praça da Paróquia Nossa Senhora da Penha, no centro da cidade, onde será encerrado.
Nos dois protestos, o uso de máscaras é obrigatório, os manifestantes devem manter o distanciamento social e devem usar álcool em gel.