Covid 19
SC vai fazer mutirão de vacinação no final de semana
Segundo levantamento da secretaria de Saúde, 418 mil pessoas já podem se vacinar
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Buscando incentivar a vacinação das pessoas que já estão aptas a receber a segunda dose contra a covid-19, mas que ainda não concluíram o esquema vacinal, o governo de Santa Catarina lançou um mutirão no próximo final de semana em parceria com os 295 municípios do estado. Segundo a secretaria de Saúde, 418 mil pessoas já estão no prazo da segunda dose.
Idosos de 70 anos ou mais que já estão com o esquema vacinal completo há mais de seis meses e imunossuprimidos, desde que imunizados há mais de 28 dias, também podem receber mais uma dose da vacina. Adolescentes poderão se vacinar com a primeira dose no mutirão.
Na terça-feira o estado distribuiu 60.840 doses da Pfizer para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos de idade e 55.450 doses da Coronavac para a segunda dose. Nesta quinta, estão sendo distribuídas mais 66.980 doses da AstraZeneca e 210.600 doses da Pfizer também para aplicação da segunda dose e outras 37.440 unidades da Pfizer para dose de reforço.
Além disso, os municípios também contam com doses armazenadas nas redes de frio municipais. Desde o início da campanha de vacinação, o estado distribuiu 9.471.921 doses, mas de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), foram aplicadas, no mesmo período, 8.284.968 doses.
“Temos percebido que, mesmo depois da autorização da redução do intervalo da Pfizer para oito semanas, muitos municípios ainda aplicam em um intervalo de 12 semanas. Então, esse mutirão vai permitir que todas essas pessoas que já estão nesse prazo de oito semanas garantam a segunda dose”, afirma o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário. As vacinas do fabricante Pfizer precisam ser usadas no prazo de 31 dias após a distribuição.
Com relação à vacina AstraZeneca, devido ao pequeno quantitativo que o estado tem recebido, o intervalo de aplicação entre as doses recomendado, neste momento, é de 12 semanas.
Ao todo, 343.658 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a ovid 19 estão atrasadas para tomar a segunda dose. Deste total, segundo levantamento realizado pela vigilância sanitária, na segunda-feira, junto ao sistema do Ministério da Saúde, 129.838 são pessoas vacinadas com a AstraZeneca, 120.172 pessoas vacinadas com a Coronavac, e 93.648 pessoas vacinadas com a Pfizer.