Taroii Juniors Cup
Empresário incentiva torneio de tênis em Itajaí
Empresa de Carlos Trossini patrocina campeonato que reúne mais de 600 atletas
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

O empresário Carlos Trossini é um apaixonado pelo tênis. Diariamente, ele vai às quadras do Itamirim Clube de Campo para bater uma bolinha. Mas ele não é apenas um amante do esporte. A paixão o fez se tornar um incentivador.
Diretor-presidente do Grupo Taroii, Trossini investe há anos no tênis. Na carreira de atletas e também em competições, como o Taroii Juniors Cup, evento internacional com pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.
O torneio segue até o domingo e reúne 600 atletas, acima de oito anos, do Brasil e outros seis países. “Nós já realizamos dois challengers profissionais no passado. Depois realizamos o Roland Garros Junior, com os brasileiros que ganhassem indo jogar as finais na França buscando vaga no Grand Slam. Isso é motivacional”, explica.
A paixão pela modalidade, que nasceu quando ele era jovem, também o fez reconhecer as particularidades entre o tênis e o mundo corporativo. “Quando conheci o tênis, me identifiquei... Identifiquei o esporte com o mundo corporativo, empresarial. Você precisa tomar decisões rápidas, não pode errar, precisa ser ético não só dentro de quadra, mas nos relacionamentos. Precisa ter a mente extremamente flexível para se ajustar ao decorrer do jogo, a situação. Isso tem a ver com o mundo empresarial também. Resolvi investir no tênis para incentivar jovens atletas que, muitas vezes, param no meio da carreira por falta de recursos. Dar recursos através de cordas, raquetes, viagens, hospedagens para que esses jovens se tornem profissionais”, comenta.
Trossini pretende seguir investindo no esporte e em jovens atletas. “Queremos motivar cada vez mais. Você criar esse relacionamento entre atletas de outros estados e também de outros países, que tem um aprendizado muito grande, não só técnico, mas cultural. Essa aproximação é muito importante. O legado que vamos deixar é de eles saberem que há empresários dispostos a investir e dar ambiente para que o tênis fique cada mais qualificado e o jovem seja um campeão no futuro”, explica.
Trossini adiantou que a ideia é tornar o Taroii Juniors Cup anual para que ele vire referência no Brasil e em todo o mundo.
Tenistas disputam as quartas-de-final nesta quinta-feira
A pernambucana Cecilia Costa, de 15 anos, protagonizou a principal surpresa de quarta-feira no Taroii Juniors Cup ao derrubar a favorita, Ana Candiotto, por 2 sets a 0 com parciais de 6/4 6/2. Sua próxima adversária será a cabeça de chave 8, a brasileira Nicole Serraglio que superou a paraguaia Paloma Villalba.
Outra surpresa foi a queda da paraguaia Polina Martinessi pra brasileira Olivia Carneiro por 4/6 6/2 6/3 Martinessi era a cabeça de chave três.
A paulista Juliana Munhoz, cabeça de chave dois, aplicou um duplo 6/0 sobre a argentina Lola de Leon e encara a sétima favorita, Sofia Cohen. A catarinense, de Floripa, Carolina Laydner, derrotou a brasileira Caroline de Oliveira por 6/3 6/1 e mede forças contra Larissa Silva.
No masculino, destaque pro jogão entre o principal favorito, o carioca Rodrigo Braunstein, e o atleta do Itamirim, Alecson Deschamps. Melhor para Braunstein que venceu batalha de 3h30min com parciais de 7/6 2/6 7/5.
Victor Tosetto, de Itajaí, cabeça de chave 3, confirmou o favoritismo e venceu o companheiro do Itamirim, Gabriel Garay, marcando um duplo 6/3 e enfrenta William Norton.
Germano Setti, também de Itajaí, derrotou o carioca Nicolas Oliveira por 7/5 2/6 6/2 e mede forças contra Luis Miguel.
O campineiro Matheus Bueres segue avançando e atingiu as quartas de final ao aplicar um duplo 6/1 sobre o catarinense Murilo Buckhardt e enfrenta Henrique Ushizima.