Matérias | Geral


BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Barra Sul já tem “nova praia” com faixa de areia aprovada por banhistas

Trecho liberado de 1,5 quilômetro do alargamento atraiu moradores e turistas no fim de semana

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Circulação de pessoas atraídas pela nova faixa de areia, de 75 metros, anima. Tarcísio (foto) trabalha há 12 anos como ambulante e está empolgado para a temporada de verão (foto: joão batista)

Parte do trecho já alargado da faixa de areia na barra Sul, em Balneário Camboriú, foi liberada durante a semana e recebeu os banhistas em peso no sábado e domingo. Moradores e turistas “inauguraram” o trecho concluído, que ficou com uma extensa área de areia junto ao molhe da barra Sul. A segunda etapa da obra segue a partir da rua 3700 em direção ao centro.

A movimentação das máquinas continua chamando a atenção das pessoas que passam pela avenida Atlântica. Na parte liberada, os visitantes aproveitaram o fim de semana de sol pra conhecer o novo visual da praia central. A opinião geral dos frequentadores é que a obra é positiva e vai tornar a orla mais atrativa.

O chapeiro André Meireles, de 41 anos, foi conhecer a nova faixa de areia na barra Sul com a esposa Ana Paula, 36, e a filha Isabelly, de cinco anos. Ele é morador do bairro das Nações e gostou da mudança. “Ficou longe pra vir caminhando”, brinca. “Mas espaço agora não é mais problema”, disse.



Ele disse ser favorável a instalação de equipamentos de lazer e parquinhos para as crianças, estimulando a visita das famílias. O conferente Wilson Cardoso, de 39 anos, também esteve na nova faixa de areia pela primeira vez no domingo com a família.

Morador de Itajaí, ele vinha acompanhando o andamento das obras pela internet e foi conferir de perto a mudança. “Tomara que a praia se mantenha assim”, disse, relatando uma das preocupações comuns aos visitantes, a de que o alargamento possa ser tomado pelo avanço do mar futuramente.

Wilson considera que a obra era uma necessidade, lembrando que na barra Sul praticamente não existia faixa de areia. “Tem que ter mais espaço, porque ficava lotada antes”, comentou.


Morador de Balneário Camboriú há 25 anos, o autônomo Vanderlei de Garis, 49 anos, não poupou elogios à nova praia. Ele relata que acompanhou o desenvolvimento da cidade e entende que o alargamento da faixa de areia já é um marco. “Ficou maravilhosa. Espero que continue assim”, disse.

Vanderlei relata que muitas pessoas estão vindo conhecer o trecho liberado do alargamento e aposta que a praia será ainda mais procurada no verão. Outro ponto positivo, destaca, é que, apesar das obras, a água está “limpinha”. Pelo último monitoramento, todos os pontos da praia central estavam próprios pra banho. “Isso torna a praia ainda mais agradável”, completou.

Vendedores animados pra temporada

A atração da obra e o movimento no trecho pronto animam os vendedores que atuam no calçadão. Eles percebem maior circulação de pessoas e tem boa expectativa para a alta temporada. Nos últimos fins de semana e feriados, a movimentação tem sido acima do normal para a época.


O comerciante Severino Barros trabalha num ponto de milho e churros na barra Sul. Ele está no local há três meses e acredita que o alargamento vai ajudar os vendedores na recuperação após a pandemia.

Ele confirma que muitos clientes estão vindo pra conhecer a nova praia. “Está tendo bastante procura por cadeiras e guarda-sóis”, destaca. O ambulante Tarcísio Anton, 65, trabalha há 12 anos na praia Central e chega a caminhar quase 30 quilômetros, percorrendo toda a orla duas vezes.

“Pra gente que anda com carrinho [na areia] vai complicar um pouco, mas no geral é uma boa”, diz. “Antes eu tinha que esperar a onda bater nas pedras pra passar”, conta, sobre o trecho crítico na barra Sul onde não existia mais faixa de areia. 

 


Obra segue pro norte, com avanço de 90 metros por dia

Segunda etapa do alargamento avança no sentido norte

A draga Galileo Galilei voltou a descarregar areia na praia na quinta-feira passada, após a parada para abastecimento em Paranaguá. Com o preenchimento da orla finalizado até a barra Sul, o trabalho está seguindo em direção norte, a partir da rua 3700. A nova etapa vai continuar até a rua 2200, quando a tubulação que traz a areia da draga será mudada pra fazer o trecho até o pontal Norte.

Na barra Sul, cerca de 1,5 quilômetro da nova praia está liberado, com a retirada dos tubos e do isolamento. O trecho ainda passou por trabalho de nivelamento da areia na sexta-feira. Na altura da rua 4000 até o ponto com obras, a área segue interditada. O isolamento estava até a altura da rua 3100 e vai avançando na medida em que o alargamento segue rumo norte.

O trecho central da praia, do local das obras até a praça Almirante Tamandaré, também ficou tomado de banhistas durante o fim de semana. O alargamento vai ampliar a faixa de areia dos atuais 25 metros, em média, pra 75 metros ao longo dos quase seis quilômetros da orla central.

Com o ritmo avançado do trabalho, a prefeitura confirma a previsão de terminar a obra no início de novembro. Em média, o alargamento avança 90 metros por dia. Quando foi concluído o trecho até a rua 2200, será removida a ponta da tubulação principal que fica em terra, pra que o material descarregado da draga chegue mais rápido e facilmente até o pontal Norte. 


A partir da conclusão do alargamento em toda a praia, haverá uma última etapa de desmonte da tubulação, retirada do material da praia e fim do canteiro de obras. 

 

Projeto de reurbanização

Vanderlei de Garis curtia a nova orla neste domingo (foto: João Batista)

O alargamento da faixa de areia é só a primeira parte de um projeto que prevê a reurbanização da avenida Atlântica, com propostas de instalação de novas calçadas, equipamentos de lazer, arborização e praças. Essas obras só devem começar após o fim da temporada.

A prefeitura informa que um anteprojeto do que será previsto na reurbanização está sendo feito pelo escritório de arquitetura Índio da Costa, do Rio de Janeiro. Quando o documento estiver concluído, ele será apresentado à comunidade e à imprensa pra receber sugestões às propostas.

O prazo é que esse anteprojeto seja apresentado ainda este ano. O plano do município é transformar a orla num imenso parque a céu aberto, com áreas verdes, recomposição da restinga, nova ciclovia, pista de corrida, novos quiosques, banheiros, praças e dog park, entre outras áreas.

Banhistas ouvidos pelo DIARINHO apoiam as melhorias, principalmente junto aos dois molhes, mas ressaltam que os equipamentos não podem comprometer os novos espaços criados pelo alargamento.

 

 




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.118.254.94

Últimas notícias

#tánoDIARINHO

“Celular não é brinquedo”, alerta neuropediatra

mais esportivo

Novo Audi S3 está disponível na Europa

ATENÇÃO!

BR 470 terá interrupções no trânsito durante o fim de semana

Joia

Lamborghini lança novo superesportivo

ITAJAÍ

Justiça autoriza liberdade provisória para o vereador Fábio Negão

SAÚDE

Anvisa veta a liberação de cigarros eletrônicos no Brasil

ESTACA ZERO

Governo do Estado suspende mais uma vez o edital das alças da Antônio Heil

BOMBINHAS

Empreiteiro morre ao cair de andaime

BR 101

Traficante que trazia 135 kg de maconha pra BC é presa; veja o vídeo

CONFIRMAÇÃO

BC tem a segunda morte por dengue de 2024



Colunistas

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

Coluna Esplanada

Senhor dos cargos

Gente & Notícia

Dudinha em Londres

Ideal Mente

E quem cuida de quem cuida?

Direito na mão

Trabalho sem carteira assinada conta para aposentadoria?

Show de Bola

Empréstimos feitos

Via Streaming

Visões de uma guerra de interesses

Na Rede

Agroboy mais gato dos EUA, última casinha de BC e romance no ar: confira os destaques das redes do DIARINHO

Histórias que eu conto

Armação da infância I

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Mundo Corporativo

Dicas para líderes desorientados e equipes perdidas

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Jackie Rosa

Simplesmente Gisele

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO


O Ministério Público abriu um procedimento para investigar a prefeita Juliana Maciel (PL), de Canoinhas ...





Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

Blog do JC

PSB, PT, PCdoB e PV pexêros, juntos

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação