Pandemia
SC tem regiões com risco moderado
Essa é a primeira vez, desde o início da pandemia, que cidades tem risco moderado. Estado não tem mais área com nível gravíssimo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A atualização do mapa de risco pra covid-19 divulgado sábado pelo governo do estado mostra Santa Catarina com regiões em nível moderado pela primeira vez durante toda a pandemia. Também não há mais região em nível gravíssimo, confirmando a situação de melhora histórica.
A região da Amfri está entre 13 regiões com nível alto, mantendo a classificação das últimas semanas, mas com queda nos indicadores de gravidade. Aparecem com risco moderado as regiões do Vale do Itapocu, Serra Catarinense e Meio Oeste. A região nordeste, que persistia no vermelho, caiu pra cor laranja, sendo a única agora em nível grave. Em relação ao mapa anterior, quatro áreas melhoraram e saíram do risco grave.
Continua depois da publicidade
Nas cidades da Amfri, a situação segue em alerta nos critérios de monitoramento, que envolve a cobertura da vacinação e variação de casos ativos da doença, e de ocupação de leitos. A taxa de ocupação de UTIs era mais alta no centro Municipal de Covid de Balneário Camboriú, com lotação de 66% dos leitos até sexta-feira. No hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, a taxa estava em 21%.
Nos critérios de gravidade, que registra as mortes; de transmissibilidade, que monitora o crescimento do contágio; a região recebeu as melhores notas, mantendo a média da região dentro do nível alto de risco. No estado, a transmissão está em queda na maioria das regiões. A ocupação de leitos também alcança baixa histórica, com média de 38% de lotação nas UTIs.
Continua depois da publicidade