Hélio Costa
Deputado vira piada ao dizer que MS fica no sul
“Coisas de improviso”, explicou, em nota, admitindo erro cometido em sessão
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O deputado federal catarinense Hélio Costa (Republicanos) virou piada e memes na internet após afirmar que o estado do Mato Grosso do Sul faz parte da região Sul do Brasil. Hélio fez a afirmação durante a sessão da comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da câmara dos Deputados, na terça-feira. O vídeo com a fala viralizou nas redes sociais e a internet não perdoou a gafe.
Após a repercussão, o deputado explicou ser “coisas do improviso”, que “acontece”. “Fiz uma fala pensando na divisão do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), que envolve 4 estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Acabei incluindo o Mato Grosso do Sul na região Sul, mas na verdade pertence à região Centro-Oeste”, disse, em nota, reconhecendo o equívoco.
Durante a sessão, Hélio tinha um documento em mãos com a informação correta e que era comentado na comissão, mas ele falou que o “pessoal da assessoria errou na geografia”. “O Mato Grosso do Sul não fica na região Norte, Sudoeste. O Mato Grosso do Sul fica na região Sul”, afirma. Ele é questionado, mas insiste: “O Mato Grosso do Sul é da região Sul. É Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Aqui [no documento], está na Centro-Oeste”.
O deputado foi o mais votado em Santa Catarina nas eleições de 2018, somando 179.307 votos à câmara federal. Ainda quando trabalhava como jornalista, ele protagonizou cenas polêmicas na televisão. Em 2015, fez perguntas constrangedoras à modelo Andressa Urach, que chegou a chorar na entrevista.
Em 2013, Hélio detonou o, então, deputado estadual Volnei Morastoni, à época no PT, durante entrevista ao vivo. Volnei era presidente da comissão Estadual de Saúde e foi questionado sobre a falta de leitos para queimados em Santa Catarina, mas não conseguiu responder devido às interrupções e grosserias do apresentador.