Gabriel Medina fez história nesta última terça-feira ao conquistar o título do Circuito Mundial de Surfe ao superar Filipe Toledo na final do WSL Finals na praia de Lower Trestles, em San Clemente, Califórnia (EUA). O surfe masculino garantiu três brasileiros no pódio: Gabriel Medina, Filipe Toledo e Ítalo Ferreira - respectivamente. A surfista brasileira Tatiana Weston-Webb também fez bonito, garantindo o vice-campeonato.
Continua depois da publicidade
Medina chegou ao tricampeonato depois de vencer o compatriota Filipe Toledo. Com os títulos conquistados em 2014 e 2018, ele se igualou a três lendas do surfe: Tom Curren, Andy Irons e Mick Fanning ...
Medina chegou ao tricampeonato depois de vencer o compatriota Filipe Toledo. Com os títulos conquistados em 2014 e 2018, ele se igualou a três lendas do surfe: Tom Curren, Andy Irons e Mick Fanning. Aos 27 anos, porém, Medina ainda está longe de encerrar sua trajetória na elite mundial do esporte. A meta agora é superar e chegar mais perto do americano Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial.
Continua depois da publicidade
No feminino, a brasileira Tatiana Weston-Webb ficou com o vice-campeonato em 2021, perdendo na melhor de três para Carissa Moore, que conquistou o 5º título da carreira.
Na história, apenas sete países já conquistaram o título mundial masculino (África do Sul, Austrália, Brasil, Estados Unidos, Havaí, Peru e Reino Unido) e cinco faturaram a taça feminina (África do Sul, Austrália, Estados Unidos, Havaí e Peru).
Continua depois da publicidade
A Austrália tem o maior número de títulos entre os homens (20) e entre as mulheres (23), com as duas maiores campeãs da história - Stephanie Gilmore e Layne Beachley têm sete títulos cada. O maior campeão da história, porém, é o americano Kelly Slater, com 11 taças.