Inovação
Itajaí agora tem serviço de compartilhamento de carros
Novidade já é sucesso em São Paulo e em outras grandes cidades do mundo
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar, mas a modalidade de carsharing, ou compartilhamento de carros por meio de aluguel, já é usada por milhões de pessoas ao redor do mundo. A praticidade é o grande diferencial do serviço.
Em Santa Catarina, Itajaí será a primeira cidade a ter o carsharing com a chancela da empresa Mowa-se, by Promenac. O usuário pode contratar o serviço, através de um aplicativo no celular, pagando com cartão de crédito. Há pacotes iniciando com o valor R$ 9,00 a hora, com o mínimo de 12 a 18 horas por dia, com combustível incluso e seguro total.
Continua depois da publicidade
Após o uso, o carro pode ser devolvido em locais pré-determinados, que serão indicados no próprio aplicativo. No aplicativo também é possível localizar os carros disponíveis, reservar e abrir o veículo.
O usuário só pagará pelo tempo em que usar o serviço, que funciona 24 horas por dia. Além da praticidade, o compartilhamento contribui para a melhoria do trânsito local, já que estimula a redução da frota de veículos em circulação. “O carsharing é sinônimo de modernidade no transporte. Hoje, nem todo mundo quer comprar um carro. O compartilhamento vem como alternativa. Você pode usar o veículo quando houver necessidade, sem ter que arcar com os custos do investimento e manutenção que o carro exige”, explica Leandro Werner, chefe de operações da Mowa-se.
Continua depois da publicidade
No Brasil, o carsharing foi implantado no ano de 2010, em São Paulo. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que um carro compartilhado retira por dia, em média, de nove a 13 automóveis das ruas.
Como usar?
O aplicativo do Mowa-se já está disponível para Android e IOS. No App, o cliente faz um cadastro que será avaliado pela central. No primeiro uso do aplicativo, o cadastro é liberado em até 48 horas úteis, mas em dias comerciais tende a ser mais rápido. No APP, há uma diversidade de planos.
Em Itajaí, o compartilhamento será no modelo one-way, que permite que o cliente pegue e deixe o carro em qualquer ponto disponível no centro ou bairros da cidade.
O sistema passou por vários testes e entrará em funcionamento nesta quarta-feira. O início será com sete carros nas ruas, mas já com um projeto de expansão.
Outro diferencial é que o valor do combustível já está incluso na locação. A central do aplicativo consegue monitorar o combustível nos carros alugados. O motorista pode abastecer se fizer uma viagem um pouco mais longa. Fotografando a nota fiscal do valor do abastecimento, será reembolsado pelo aplicativo.
A empresa Mowa-se faz parte do Grupo Promenac/Camvel, que há 60 anos atua no comércio de carros e motos de Itajaí, Balneário Camboriú e região. Para mas informações, acesse: https://mowa-se.com.
Continua depois da publicidade