40 anos depois
Show virtual marcará retorno do Abba
A lendária banda pop sueca anunciou também um novo álbum
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Após 40 anos, o Abba surpreendeu seus fãs ao anunciar o retorno. A lendária banda pop sueca anunciou um novo álbum e o show virtual Abba Voyage (“A Viagem do Abba”), que será lançado em novembro, antes de uma série de shows “revolucionários” nos quais avatares virtuais aparecerão cantando sucessos como Mamma Mia e Waterloo. A banda filmou suas apresentações com roupas especiais de captura de movimento, permitindo que avatares digitais os imitem.
Em 2018, a banda se reuniu pela primeira vez em estúdio para gravar algumas músicas, mas acabou criando um álbum de 10 músicas e planejando um show. Uma delas, I Still Have Faith In You (“Eu ainda tenho fé em você”), é uma balada de piano que retrata o vínculo que os quatro membros da banda compartilham.
Continua depois da publicidade
Os dois primeiros singles do próximo álbum do Abba, que será lançado em 5 de novembro, ficaram em primeiro e terceiro lugar no ranking de tendências do YouTube em 12 países na sexta-feira (3), incluindo o Reino Unido. "I Still Have Faith In You” ganhou 4,4 milhões de visualizações em 24 horas na Grã-Bretanha e “Don’t Shut Me Down” 1,4 milhões de visualizações.
As novas músicas da banda serão tocadas durante o show virtual, também intitulado Abba Voyage, no ano que vem em um estádio construído especialmente para este fim em East London. Os chamados “Abba-tars” foram projetados pela Industrial Light and Magic, empresa de efeitos visuais fundada pelo cineasta George Lucas. Mais de 850 pessoas trabalharam na recriação do Abba “no auge” usando a tecnologia de captura de movimento para escanear “todos os gestos e movimentos” dos músicos, agora com 70 anos, enquanto se apresentavam.
O programa digital do Abba será exibido inicialmente em Londres, mas pode fazer uma turnê pelo mundo.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.