Santa Catarina
Fesporte cancela competições por causa da variante delta
Entidade manteve confirmada, por ora, apenas a realização do Jasc, em novembro
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



A fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) decidiu cancelar sete competições esportivas que seriam organizadas pela entidade e estavam programadas até o fim do ano em Santa Catarina. A decisão foi tomada em razão da transmissão comunitária da variante delta do novo coronavírus em várias regiões do estado.
A medida anunciada na segunda-feira cancela os joguinhos Abertos de Santa Catarina, jogos Escolares (Jesc), jogos da Terceira Idade (Jasti), olímpiada Estudantil Catarinense (Olesc), Moleque Bom de Bola, jogos Abertos Paradesportivos (Parajasc) e jogos Escolares Paradesportivos (Parajesc). Os eventos tinham etapas regionais a partir deste mês.
Segundo a Fesporte, por enquanto apenas a 60ª edição dos jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) segue confirmada. O evento é previsto entre os dias 24 e 30 de novembro, tendo São José como cidade-sede. “Situação que será reavaliada de acordo com o quadro pandêmico em Santa Catarina”, ressaltou a entidade, dando a entender que há risco de cancelamento.
No ano passado, a edição do Jasc não ocorreu devido à pandemia. Apesar dos cancelamentos confirmados, a fundação destacou em nota que acredita no retorno gradual dos eventos. Um grupo da entidade já trabalha para a retomada dos projetos em 2022, com previsão de investimentos de R$ 60 milhões em programas esportivos, como o Bolsa Atleta.
Na última atualização da diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), da semana passada, o estado somava 63 casos confirmados de variante Delta em Santa Catarina, 26 deles com origem de dentro do próprio estado. A região da Amfri tinha em 11 casos: Itajaí (3), Camboriú (3), Navegantes (2), Balneário Camboriú (1), Piçarras (1) e Bombinhas (1).