Voz dos Oceanos
Nova expedição da família Schurmann larga domingo de BC
Partida do veleiro Kat, preparado em Itajaí, será do terminal da marina Tedesco
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Balneário Camboriú é ponto de partida da expedição Voz dos Oceanos, da família Schurmann. A largada para a viagem de dois anos será na tarde de domingo, dia 29 de agosto, no terminal Portuário Marina Tedesco, no molhe da barra Sul. Vilfredo, Heloisa, Pierre, David e Wilhelm Schurmann e a tripulação do veleiro Kat passarão por mais de 60 pontos do planeta até 2023, quando a viagem termina na Nova Zelândia.
Durante a expedição, a família vai registrar a situação do lixo plástico nos oceanos e buscar soluções inovadoras para a poluição marinha, como forma de conscientizar a população. Nas paradas ao longo da expedição, são previstas ações ambientais nas comunidades, além de conteúdos pelas redes sociais. Toda a viagem poderá ser acompanhada online.
O veleiro Kat, que tem base na marina Itajaí, passou por diversas inovações nos últimos meses em preparação para a nova expedição. O projeto tem apoio global do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Na próxima sexta-feira, a família, a tripulação técnica e parceiros, incluindo representantes da ONU e patrocinadores, darão uma entrevista coletiva on-line, direto de Balneário, falando dos detalhes da nova jornada.
Essa será a quarta volta do mundo da família Schurmann, que foram os primeiros brasileiros a dar a volta no planeta em um veleiro. Em quase 40 anos de navegação, eles cruzaram três oceanos e visitaram sete continentes. O lixo plástico encontrado pelos velejadores em ilhas inabitadas e distantes de grandes cidades estimulou a família a organizar a expedição sobre a poluição nos mares.
“É uma jornada para alertar sobre a invasão dos plásticos nos oceanos e navegar por soluções inovadoras para melhorar esse cenário”, destaca a organização. O patriarca da família e capitão do veleiro, Vilfredo Schurmann, de 73 anos, lembra que Santa Catarina é o porto de partida das aventuras pelo mundo há 37 anos, quando eles fizeram a primeira viagem.
“De lá para cá foram, até o momento, três expedições globais, sempre começando aqui no Estado, mas em cidades diferentes com as quais temos uma relação de respeito e carinho”, disse. A expedição Oriente, terceira viagem da família, feita entre 2014 e 2016, teve largada em Itajaí. “Para essa missão, a Voz dos Oceanos, vamos zarpar de Balneário Camboriú, cidade importante no mapa catarinense”, destacou.
Balneário Camboriú em destaque mundial
O prefeito Fabrício Oliveira comemorou a escolha da cidade para partida da expedição. “Aqui em Balneário Camboriú tivemos grandes avanços ambientais nos últimos anos e o destaque mundial que a cidade terá com a saída da expedição Voz dos Oceanos nos ajudará a mostrar uma cidade pronta para a retomada econômica e cheia de novidades”, comentou.
A prefeitura apresentou para a equipe da expedição os projetos Recicla BC e Lixo Fora d´Água como destaques na conscientização e mobilização da sociedade pela proteção dos mares. Pelo programa de reciclagem, iniciado em 2019, o município já separa 15 % de resíduos recicláveis, que são destinados às cooperativas e usinas de reciclagem.
Nessa semana, Balneário recebeu o selo “Município Lixo Fora D´Água”, sendo a primeira cidade do país a ter o reconhecimento pelas ações de prevenção e combate ao lixo marinho. O projeto municipal reúne estudos e medidas pra identificar e combater as fontes terrestres de poluição das águas, provocada pela gestão incorreta dos resíduos sólidos.
Rota
A etapa brasileira da expedição vai de 29 de agosto a 12 de dezembro. De Balneário, o veleiro segue pro litoral paulista, com paradas em Santos, Ilhabela e Ubatuba. Depois, a rota passa por Paraty, Rio de Janeiro e Búzios, no estado do Rio de Janeiro; Vitória, no Espírito Santo; Abrolhos e Salvador, na Bahia; e Recife e Fernando de Noronha, em Pernambuco. Em cada destino no país, a expedição fica entre cinco a 13 dias, conforme as atividades previstas.
A partir do final do ano, o veleiro segue pra fase internacional da expedição, com passagens pelas ilhas do Caribe, costa do oceano Atlântico nos Estados Unidos, arquipélago das Bermudas, canal do Panamá e ilhas Galápagos, já no oceano Pacífico. Do arquipélago, os velejadores rumam pelo Pacífico Sul até a Polinésia, terminando a jornada na Nova Zelândia.